Foto: Divulgação
A Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, firmou uma parceria com o Programa Grandes Mamíferos da Serra do Mar para monitoramento de fauna em uma das suas áreas de floresta nativa, localizada em Tapiraí, no Vale do Ribeira paulista.
Com a iniciativa, a área da Suzano passa a integrar o maior monitoramento em larga escala na Mata Atlântica no país, que abrange 17 mil km² – 1,7 milhão de hectares – na Serra do Mar, entre São Paulo e Paraná, e contribuirá com a geração de indicadores de biodiversidade para ações de conservação da vida selvagem na região.
A parceira integra o Plano de Monitoramento da Biodiversidade da Suzano nas localidades onde a empresa tem atuação, que tem como objetivo gerar novos conhecimentos e aprimorar a gestão ambiental das suas operações.
Essa iniciativa está em linha com um dos ‘’Compromissos para Renovar a Vida’’, compromissos públicos da companhia, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, cuja meta é conectar, por meio de corredores ecológicos, 500 mil hectares de fragmentos de Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia até 2030 e assim contribuir com a biodiversidade nesses biomas.
“Juntamente com uma rede de parceiros estratégicos, a Suzano tem inovado em tecnologias e metodologias para gestão do capital natural, buscando melhorar a eficiência, reduzir impactos ambientais, gerar oportunidades de trabalho e compartilhamento de conhecimento específicos para os biomas de atuação.
Com essa parceria, conseguiremos ampliar o conhecimento sobre a nossa atuação na Mata Atlântica, visto a expressão territorial abrangida pelo monitoramento em larga escala do Programa.