Foto: PMT
O prazo para pagamento da primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2024 foi prorrogado em Taubaté.
Inicialmente, o vencimento da primeira parcela e da cota única (com 10% de desconto) estava marcado para o domingo (10), mas foi adiado para o dia 28 de março.
De acordo com a prefeitura, a mudança aconteceu por conta da distribuição dos carnês físicos não ter sido concluída. A previsão é que 140 mil carnês sejam entregues neste ano.
Ainda segundo a gestão municipal, a medida tem como objetivo evitar prejuízos aos contribuintes, já que muitos ainda não receberam o documento e teriam que pagar com juros e multas pelo atraso.
É importante ressaltar que as datas de vencimento das outras parcelas não foram alteradas e seguem marcadas para o dia 10 de cada mês.
O contribuinte que optar por pagar o imposto em parcela única, até a data de vencimento da primeira parcela (agora dia 28 de março), terá desconto de 10%.
Também há a opção de quitar o carnê até a data de vencimento da segunda parcela (10 de abril) – neste caso o desconto será de 5%.
O imposto foi reajustado em 4,14%, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor – IBGE (INPC) acumulado de novembro de 2022 a outubro de 2023.