14/06/2024 20:09

Taubaté prorroga prazo para pagamento da primeira parcela do IPTU

Foto: PMT

O prazo para pagamento da primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2024 foi prorrogado em Taubaté.

Inicialmente, o vencimento da primeira parcela e da cota única (com 10% de desconto) estava marcado para o domingo (10), mas foi adiado para o dia 28 de março.

De acordo com a prefeitura, a mudança aconteceu por conta da distribuição dos carnês físicos não ter sido concluída. A previsão é que 140 mil carnês sejam entregues neste ano.

Ainda segundo a gestão municipal, a medida tem como objetivo evitar prejuízos aos contribuintes, já que muitos ainda não receberam o documento e teriam que pagar com juros e multas pelo atraso.

É importante ressaltar que as datas de vencimento das outras parcelas não foram alteradas e seguem marcadas para o dia 10 de cada mês.

O contribuinte que optar por pagar o imposto em parcela única, até a data de vencimento da primeira parcela (agora dia 28 de março), terá desconto de 10%.

Também há a opção de quitar o carnê até a data de vencimento da segunda parcela (10 de abril) – neste caso o desconto será de 5%.

O imposto foi reajustado em 4,14%, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor – IBGE (INPC) acumulado de novembro de 2022 a outubro de 2023.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também