18/07/2024 02:10

Taubaté realiza a antecipação do 13 salário dos servidores municipais

A prefeitura de Taubaté realiza a antecipação do décimo terceiro salário dos servidores públicos municipais. O pagamento acontecerá em 20 de novembro.

Pela primeira vez o abono será antecipado, que originalmente era depositado no dia 10 de dezembro. O valor total a ser pago aos servidores é em torno de R$ 11 milhões, que deverá ser injetado na economia da cidade durante o período das festas de fim de ano.

A antecipação tem objetivo de proporcionar aos trabalhadores da administração municipal e ao comércio local um auxílio neste momento de retomada da economia, necessária para a cidade.

realiza

Taubaté realiza o Novembro Azul

Durante o mês de novembro, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Taubaté, realiza a Campanha Novembro Azul. Este é o mês da Saúde do homem, com ênfase para detecção precoce do Câncer de Próstata.

A campanha deste ano, com o tema “Homem: cuidar-se também faz parte!, salienta que além da detecção precoce, também é importante a prevenção e os cuidados de saúde que todos devem ter rotineiramente.

Com este enfoque, a Secretaria de Saúde realiza e incentivará a população masculina a se cuidar e frequentar as unidades de saúde sempre que necessário e se prevenir contra outras doenças como a hipertensão arterial, o diabetes e a obesidade. Além disso, haverá esclarecimento sobre todos os serviços que estão disponíveis para esta população como vacinação, testes rápidos contra HIV, sífilis, hepatites B e C, teste de rastreamento para tuberculose e de outras doenças.

As famílias são parte essencial neste processo e devem ser orientadas a apoiar e incentivar estes homens a se cuidarem e a criarem o hábito da prevenção, desde jovens. Para tal, todas as unidades de saúde realiza ações sobre a saúde do homem em datas específicas ao longo do mês e que serão divulgadas pela prefeitura.

realiza

Entre as ações, estarão disponíveis: acolhimento de casos suspeitos, palestras sobre o tema e sobre prevenção, além do agendamento de consultas médicas dos casos suspeitos, solicitação de exames específicos e encaminhamento aos especialistas quando necessário. Os casos mais graves terão prioridade. Sempre respeitando as regras de distanciamento social e o uso de máscaras e limpeza das mãos.

Segundo estimativa do INCA (Instituto Nacional de Câncer), está previsto para o triênio 2020-2022, cerca de 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada ano, o que equivale a 62,95 casos novos a cada 100 mil homens em todo Brasil. Sendo este o tipo de câncer que mais acomete a população masculina, ou seja, equivale a 29,2% de todos os cânceres entre os homens.

Em 2019 foram confirmados 24 casos novos casos de câncer de próstata em Taubaté. E em 2020 foram registrados 31 casos confirmados da doença. Com a pandemia da Covid-19, muitos homens deixaram de procurar os serviços de saúde e a estima é de que esse número possa aumentar nos próximos anos.

Apesar do mês da campanha ser novembro, todas as unidades de Atenção Básica estão sempre funcionando e aptas a colher as necessidades da população. O importante é realiza os serviços quando necessário, tirar suas dúvidas e adquirir hábitos de vida saudável.

Vale reforçar que mais importante do que a dosagem isolada do PSA (exame laboratorial) é o acompanhamento frequente da saúde do homem, que deve ficar alerta para qualquer sinal suspeito de Câncer de Próstata, como: micção frequente, fluxo urinário fraco ou interrompido, vontade de urinar frequentemente a noite (Nictúria), sangue na urina ou no líquido seminal ou disfunção erétil.

realiza

Apesar deste tipo de câncer ser mais frequente acima dos 60 anos, homens com história de familiares que tiveram câncer de próstata devem ficar mais atentos aos sintomas ainda que não tenham completado 60 anos. Hoje, a recomendação é que pessoas que possuem casos na família busquem atendimento a partir dos 40 anos e caso não tenham, a partir dos 50 anos de idade.

Importante lembrar sempre que a prevenção deve começar ainda na juventude, com um estilo de vida saudável e uma dieta rica em frutas, verduras, cereais integrais e com menos gordura. Além da prática de atividade física regular, ajudando a diminuir o risco de câncer e diabetes.

Veja também