Foto: Divulgação
O Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, em São Paulo (SP), será o palco da quarta etapa do campeonato Sprint da Porsche Carrera Brasil. Neste sábado (15) e domingo (16), os pilotos da categoria dos carros de corrida mais produzidos do mundo voltam a acelerar pelo campeonato de corridas rápidas da categoria e as frenagens podem ser decisivas para quem quer chegar na frente no início da segunda metade da temporada, já que Interlagos é uma pista que proporciona boas oportunidades para quem decide confiar nos discos de freios FREMAX e retardar as frenagens, principalmente na entrada do S do Senna e no final da reta oposta.
Doze pontos separam o líder Nicolas Costa do quarto colocado. O carioca soma 119 pontos e vem seguido de perto por um esquadrão gaúcho: Werner Neugebauer é o segundo colocado com 114, seguido por Marçal Müller e Miguel Paludo que somam 87 pontos cada. Neugebauer assumiu o segundo lugar no campeonato após a punição aplicada a Müller por queima na relargada na segunda corrida da etapa de Goiânia.
Essa será a terceira vez na temporada que o autódromo paulistano receberá etapas da Porsche Cup em 2023. Na abertura do campeonato Sprint, Nicolas Costa e Alceu Feldmann venceram as provas do fim de semana. A segunda etapa disputada foi pelo campeonato Endurance – de corridas longas – e teve a dupla Werner Neugebauer/Ricardo Zonta no topo do pódio.
O autódromo paulistano traz o ponto de mais forte frenagem de todo o calendário da categoria. O S do Senna sucede a longa reta dos boxes, de um trecho de aceleração plena que vai desde a saída da Curva da Junção e dura cerca de 22 segundos até o ponto de frenagem.
Com o ABS habilitado, os competidores podem usar e abusar do pedal de freio e dos discos de freio FREMAX, que equipam os carros da Porsche Brasil. Na volta rápida, os carros chegam ao final da reta principal a uma velocidade próxima aos 253 km/h e diminuem para uma mínima de 82 km/h ao contornar a primeira perna do S, aplicando uma força no de aproximadamente 188 kg/cm² no pedal de freio, gerando uma desaceleração de 2,16 G. O pé fica no pedal do freio por aproximadamente 4,2 segundos em uma distância aproximada de 190 metros.
A programação da etapa prevê atividades oficiais de pista a partir de sexta-feira (14) para os pilotos da classe principal do campeonato, que vão para a pista às 9h55 no treino opcional e às 15h10 para o treino livre. No sábado (15) o dia começa com a classificação a partir das 9h e a primeira corrida do fim de semana com largada prevista às 13h40. No domingo (16), a corrida que fecha a etapa está prevista para começar às 11h40.
A classificação da Porsche Carrera Cup tem transmissão ao vivo nas mídias sociais e YouTube da própria categoria. Além dos canais oficiais da categoria, as corridas são transmitidas por Band e SporTV.
A temporada 2023 é a 19ª da história da categoria monomarca mais veloz e moderna do Brasil, e é a 16ª na qual a Fremax faz parte como fornecedora oficial dos discos de freio para todos os carros, produzindo materiais que garantem potência e segurança no controle de movimentos.
Acompanhando a evolução dos carros – esta é a segunda temporada dos novos modelos 911 GT3 992 -, os discos Fremax trazem evolução nas galerias de ventilação que aliadas ao alto desempenho da liga Carbon+ para competição, garante uma excelente dissipação de calor e resistência mecânica, suportando assim todas as solicitações das frenagens de alta energia que a categoria exige.
A FREMAX é a fornecedora oficial dos discos de freio da Porsche Cup desde 2008 e trabalha em conjunto com a categoria para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência, confiabilidade, tecnologia e durabilidade iguais a todos os carros do grid.
Programação do fim de semana em Interlagos
Quinta-feira, dia 13
16h – Treino extra (SPORT E ROOKIE) – CARRERA CUP (992)
16h – Treino extra (SPORT E ROOKIE) – SPRINT CHALLENGE (991.2)
Sexta-feira, dia 14
9h – Treino extra – SPRINT TROPHY (991.1)
09h55 – Treino opcional – CARRERA CUP (992)
11h05 – Treino opcional – SPRINT CHALLENGE (991.2)
14h – Sessão 1 – SPRINT TROPHY (991.1)
15h10 – Treino livre 1 – CARRERA CUP (992)
16h05 – Treino livre 1 – SPRINT CHALLENGE (991.2)
Sábado, dia 15
09h – Classificação (Carrera Rookie) – CARRERA CUP (992)
09h15 – Classificação (Carrera Sport) – CARRERA CUP (992)
09h30 – Classificação (Carrera) – CARRERA CUP (992)
09h48 – Classificação TOP 10 – CARRERA CUP (992)
10h03 – Classificação (Challenge Rookie) – SPRINT CHALLENGE (991.2)
10h18 – Classificação (Challenge Sport) – SPRINT CHALLENGE (991.2)
10h33 – Classificação (Challenge) – SPRINT CHALLENGE (991.2)
10h51 – Classificação TOP 10 – SPRINT CHALLENGE (991.2)
11h05 – Sessão 2 SPRINT TROPHY (991.1)
13h40 – Corrida 1 (25 min + 1 volta / 1 lap ) – CARRERA CUP (992)
14h20 – Corrida 1 (25 min + 1 volta / 1 lap ) – SPRINT CHALLENGE (991.2)
17h – Classificação SPRINT TROPHY (991.1)
Domingo, dia 16
10h05 – VISITAÇÃO DE BOXES
11h40 – Corrida 2 (25 min + 1 volta / 1 lap ) – CARRERA CUP (992)
12h20 – Corrida 2 (25 min + 1 volta / 1 lap ) – SPRINT CHALLENGE (991.2)
13h12 – Corrida (20 min + 1 volta / 1 lap ) – SPRINT TROPHY (991.1)
Classificação do Campeonato Sprint (top 10) – sem descartes
1. Nicolas Costa, 119 pontos
2. Werner Neugebauer, 114
3. Marçal Müller, 107
4. Miguel Paludo, 107
5. Lucas Salles, 87
6. Georgios Frangulis, 85
7. Alceu Feldmann, 83
8. Nelson Monteiro, 73
9. Lineu Pires, 66
10. Franco Giaffone, 62
Calendário Porsche Carrera Brasil 2023
1ª Etapa – Interlagos – 4 e 5 de março (SPRINT 1)
2ª Etapa – Velocitta – 15 e 16 de abril (SPRINT 2)
3ª Etapa – Interlagos – 13 de maio (ENDURANCE 1)
4ª Etapa – Goiânia – 3 e 4 de junho (SPRINT 3)
5ª Etapa – Interlagos – 15 e 16 de julho (SPRINT 4)
6ª Etapa – Termas de Río Hondo (ARGENTINA) – 2 e 3 de setembro (SPRINT 5)
7ª Etapa – Termas de Río Hondo (ARGENTINA) – 10 de setembro (ENDURANCE 2)
8ª Etapa – Interlagos – 4 e 5 de novembro (SPRINT 6)
9ª Etapa – Interlagos – 18 de novembro (ENDURANCE 3)