12/04/2024 13:38

Termina a Semana Nacional de Trânsito em São José

Semana Nacional

O material de divulgação da Semana Nacional de Trânsito “Você já foi gentil no trânsito hoje?”, lista além dos sinais de gentileza, dezenas de responsabilidade para pedestres e motoristas de São José dos Campos.

Para conscientizar as pessoas sobre a Educação para o trânsito e ações importantes para preservar vidas, a Operação Pedestre aconteceu na manhã deste sábado (25) na região central, marcando o encerramento da Semana Nacional do Trânsito, que teve início em São José no último dia 18.

Entre idas e vindas no calçadão da rua 7 de Setembro e região central, o público diverso, formado desde crianças até idosos, contou com o incentivo dos agentes da Mobilidade Urbana incentivando o gesto do programa Sinal de Gentileza e estendendo a mão para os motoristas para indicar o desejo dos pedestres de atravessar.

Pedestres

Os agentes também orientaram os pedestres a sempre atravessar na faixa e olhar para a via e demais usuários antes da travessia.

Neste ano, a Semana Nacional de Trânsito foi realizada numa parceria inédita entre municípios da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira), numa iniciativa que visa fortalecer o trabalho regional de educação no trânsito e preservar vidas.

Além das atividades com ciclistas e demais condutores, a campanha teve como foco os pedestres, usuários mais vulneráveis das vias públicas com o objetivo de mostrar que os pedestres são respeitados nos municípios e também melhorar a relação entre eles e os condutores, principalmente nas travessias não semaforizadas.

Cartão do Idoso renovado

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizou nesta semana uma alteração importante para os idosos que utilizam o transporte público do município e renovou de forma automática o cartão eletrônico utilizado por esses usuários.

Antes desta alteração, os usuários com mais de 60 anos precisavam realizar a renovação do cartão a cada dois anos e ir pessoalmente até o Acesso Livre, setor da Prefeitura onde é feito o credenciamento de gratuidades, para realizarem o procedimento.

A renovação automática foi uma das ações da Prefeitura em comemoração ao Dia Mundial sem Carro, celebrado na quarta-feira (22), e vale apenas para a categoria Idoso.

Validade vitalícia

Em abril deste ano, a Prefeitura publicou dois decretos para reformular e melhorar o credenciamento para gratuidades de idosos e PCD’s (Pessoas com deficiência) no transporte público e vagas especiais de estacionamento.

Para as gratuidades no transporte público, por exemplo, a validade do benefício passou de dois anos para vitalício no caso dos idosos e de três anos para vitalício para as PCDs irreversíveis.

Já para o credenciamento para vagas especiais de estacionamento, a validade do benefício passou de 3 anos para 10 anos para os idosos e PCDs irreversíveis. O decreto também abriu a possibilidade de credenciamento para moradores de asilos, orfanatos e casas de acolhimento.

Na regulamentação passada, essas pessoas tinham uma dificuldade já que não possuíam comprovante de endereço e representantes legais, o que somado a sua dificuldade de locomoção, impossibilitavam seu credenciamento. Agora, as próprias instituições poderão realizar o credenciamento dos moradores.

O decreto prevê ainda a possibilidade de apresentação de documentos digitais, o que não havia anteriormente e facilita o processo para o cidadão. O procedimento para solicitar o benefício está disponível no site da Prefeitura.

Mortes no trânsito caem quase 90%

São José dos Campos registrou queda de 89% nas mortes no trânsito na comparação entre agosto de 2018 e agosto deste ano. Os dados são do Infosiga, banco de dados do governo do Estado de São Paulo sobre acidentes de trânsito e foram divulgados nesta quinta-feira (19).

O balanço foi divulgado em meio à Semana Nacional de Trânsito, para qual a Prefeitura preparou uma programação especial, com ações de conscientização e educação em todas as regiões da cidade.

De acordo com o Infosiga, em agosto do ano passado, a cidade registrou nove mortes no trânsito, contra uma morte no mesmo período de 2019. O balanço corresponde aos acidentes de trânsito nas vias urbanas, sob jurisdição municipal.

No acumulado deste ano, a cidade também apresenta uma queda na comparação aos oito primeiros meses de 2018. Foram 31 mortes no ano passado e 18 em 2019, o que representa uma redução de 42%.

No início de 2017, a Administração reestruturou a estratégia de segurança no trânsito do município investindo em um trabalho integrado de engenharia, educação e fiscalização. A mudança surtiu efeito e também ajudou na redução da mortalidade no trânsito.

Na comparação entre os oito primeiros meses de 2016, por exemplo, antes da mudança, com o mesmo período deste ano, a cidade registrou um queda de 52,6% nas mortes no trânsito. O índice atinge a meta da OMS (Organização Mundial da Saúde) de reduzir pela metade o número global de mortes e lesões no trânsito até 2020.

A Prefeitura de São José dos Campos acredita na conscientização e educação para o trânsito já que, na maioria das vezes, os acidentes acontecem por alguma imprudência. Por esse motivo está investindo em campanhas educativas, como o programa Sinal de Gentileza, que tem como objetivo incentivar o respeito às regras de trânsito e a convivência harmônica entre os usuários das vias públicas.

 

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também