Foto: Divulgação
Pesquisadores da Universidad Complutense de Madrid, Dr. Carlos de la Fuente Marcos e Dr. Raúl de la Fuente Marcos, revelaram que a Terra pode capturar asteroides próximos e transformá-los em miniluas. Um exemplo disso é o asteroide 2024 PT5, que entrará na órbita da Terra entre 29 de setembro e 25 de novembro de 2024.
Descoberto em 7 de agosto, o 2024 PT5 mede entre 8 e 18 metros de comprimento. Embora capturado pela gravidade terrestre, ele traçará uma órbita em forma de ferradura, muito distante da nossa Lua. Essa minilua não terá efeitos práticos no planeta e, após sua passagem, seguirá em direção a um cinturão de asteroides, retomando sua trajetória heliocêntrica em torno do Sol.
Os cientistas explicam que a captura temporária de asteroides pode ocorrer com frequência, mas nem todos completam uma revolução ao redor da Terra. Alguns asteroides são apenas visitantes temporários, enquanto outros podem permanecer em órbita por períodos mais longos. Um exemplo citado é o sobrevoo de um asteroide que se comportou como uma minilua em 2022, com retorno previsto para 2051.