Foto: Internet
O terreno de 500 mil metros quadrados no Jardim Aquarius, região oeste de São José dos Campos, apelidado de ‘terreno das vaquinhas’ — por causa das vacas que pastam na localidade –, vai ganhar um novo loteamento com “edifícios” e “a maior praça da cidade”.
A informação foi confirmada pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade da cidade, por onde tramita o processo de aprovação do empreendimento.
O projeto contempla áreas residenciais e comerciais, incluindo prédios, cuja construção foi liberada na localidade após a aprovação da nova Lei de Zoneamento da cidade, em outubro de 2019.
“A área foi classificada pelo Plano Diretor de São José dos Campos e pela atual Lei de Zoneamento, após ter sido amplamente discutido em audiências públicas, como Centralidade e Zona Mista Três, voltadas para prédios residenciais e atividades comerciais, sendo que esses somente poderão ser implantados após a aprovação e instalação do loteamento”, informou a pasta.
O terreno é particular e em sua área de aproximadamente 500 mil m² devem ser construídos edifícios, embora o número de prédios não tenha sido informado pela prefeitura.
A Secretaria de Urbanismo disse que o empreendimento terá que reservar espaço para atendimento à legislação das áreas institucionais, áreas verdes e de lazer.
Isso inclui a implantação de uma praça duas vezes maior do que a praça Ulisses Guimarães, também no Aquarius, se tornando a maior praça de São José dos Campos.
O terreno já tem a pré-aprovação da Prefeitura de São José dos Campos e agora espera a aprovação do Graprohab (Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais) do governo estadual.
“Será um projeto muito arrojado e moderno, bem diferente do que é o Aquarius com aquele adensamento de prédios. Terá muita área verde e prédios com grandes espaços ao redor, com ruas largas e praças”, disse uma fonte do mercado.