Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 22/11/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

22/11/2024 08:44

Top 3 lugares para ver o pôr do sol em São José dos Campos

pôr-do-sol Banhado

Onde ver o pôr do sol?

O pôr do sol acontece todos os dias, nem sempre é visível, mas quando está é um espetáculo da natureza.

Mas na correria do dia-a-dia muita gente deixa de assistir o pôr do sol, ou por falta de tempo ou pela falta de um lugar estrategicamente posicionado para que possa curtir esse momento.

Verdade que alguns privilegiados, moram ou trabalham em prédios com as janelas viradas para o pôr do sol e tem este espetáculo gratuito todos os dias!

São José dos Campos tem vários locais em que é possível avistar o pôr do sol de forma privilegiada nessa mistura de cidade grande cercada por lindos campos e natureza exuberante!

Por isso listamos os 3 melhores lugares para você curtir o pôr do sol

1º Lugar:

Mirante do Banhado na Av. Anchieta o deck mais atrativo ao pôr do sol da cidade

Considerado o principal cartão postal de São José dos Campos, o Mirante da Avenida Anchieta é um grande atrativo ao pôr do sol.

Ciclistas, pedestres e apreciadores costumam parar e observar toda a área, que também é ponto de encontro de jovens à noite e local requisitado para ensaios fotográficos, inclusive, de noivos que apreciam a beleza do Banhado.

O nome Banhado deve-se aos antigos moradores de São José dos Campos. Nos períodos de cheias do Rio Paraíba do Sul, principalmente durante o verão, o local ficava completamente inundado, ou seja, “banhado” de água, e era chamado de “mar joseense”.

O ponto alto da vista, de extensa área verde e beleza singular, ocorre por volta das 17h30, quando fica ainda mais bonita ao entardecer.

São José lança edital para concessão dos quiosques na Orla do Banhado

Para quem ainda não passou por lá, vale a pena aproveitar o fim de semana para conferir como o espaço ficou após uma ampla reforma.

Todo o assoalho de madeira foi trocado, assim como as vigas de sustentação. Os bancos e o guarda-corpo também foram recuperados para que as pessoas possam apreciar a paisagem do Banhado com conforto e segurança. A estrutura metálica passou por uma limpeza, tratamento de pontos de ferrugem e pintura.

Sustentado por oito pilares de concreto, o deck fica sobre um talude gramado entre as avenidas Anchieta e Borba Gato.

Foi construído em 2008 e desde então se tornou roteiro turístico, atraindo os apreciadores da natureza, principalmente ao entardecer dos fins de semana.

2º Lugar:

Araukarien Sunset Beer no Alphaville Urbanova uma experiência de pôr do sol

“São José dos Campos tem um pôr do sol maravilhoso, e daí nasceu a ideia de empreender em um dos locais com o pôr do sol mais bonito da cidade, a região do Urbanova”, comentou Thiago Carvalho, um dos proprietários da cervejaria.

Pôr-do-sol e cerveja

A cervejaria proporciona uma verdadeira experiência sensorial, com um deck e vista privilegiada para o Oeste onde o sol se põe, além disso oferece 14 estilos de cervejas capazes de agradar todos os paladares. Cada cerveja recebeu nome que remete a temas de Santo Antônio e lembranças familiares do mestre cervejeiro.

Mas não é só na cervejaria, várias pessoas costumam subir aos morros próximos dos residenciais e condomínios para ver o sol se pôr, tudo começa ali pela Avenida Irerê – Alphaville – Urbanova.

Para os casais apaixonados e apreciadores da natureza, o local já se tornou um ponto turístico obrigatório, principalmente ao entardecer dos fins de semana.

3º Lugar:

Via Oeste próximo da Farma Conde Arena, o pôr do sol dos atletas

A Via Oeste é uma importante ligação entre o Jardim das Indústrias, o Jardim Aquárius e o Esplanada, a via expressa tem trânsito intenso durante a semana e na hora do pôr do sol algum congestionamento também.

Além da pista expressa, a região tem vista privilegiada para um outro lado do Banhado ainda mais a oeste da cidade, a via oferece ciclovia e muita segurança para pedestres e ciclistas, além é claro de terminar bem em frente da arena esportiva da cidade.

pôr-do-sol Farma Conde

De um lado os fundos do Terreno das Vaquinhas e do outro lado a vista do Banhado uma vegetação de serrado, um planície que permite ver ao longe o bairro do Urbanova.

Nos dias em que o sol dá o seu espetáculo, vários atletas para para admirar e fotografar o pôr do sol, muito até sobem em um pequeno barranco do terreno das vaquinhas para admirar melhor o show do astro rei.

Nos finais de semana, com menor movimento de carros, é possível ter uma belíssima vista e curtir o pôr do solde forma privilegiada.

Onde o sol se põe?

O sol nasce no leste e se põe no oeste devido ao movimento de rotação da Terra. Nesse sentido, a Terra gira em torno de seu próprio eixo, um movimento chamado de rotação. Essa rotação acontece no sentido anti-horário (ou prógrado). Assim, quando observada do Polo Norte, E leva aproximadamente 24 horas para ser concluída.

Devido a esse movimento de rotação, diferentes partes do planeta são expostas à luz solar ao longo do dia. Dessa forma, quando a Terra gira, a luz solar parece se mover pelo céu. No entanto, é a Terra que está se movendo, e não o sol. Assim, quando a Terra gira, o sol parece nascer no leste, atingir o ponto mais alto no céu ao meio-dia e, finalmente, se pôr no oeste.

POLOS

O sol nasce no leste e se põe no oeste em praticamente todos os lugares da Terra, exceto nos polos, onde o sol pode ser visto circulando ao longo do horizonte sem nunca se pôr ou nascer por completo durante determinados períodos do ano.

Embora o sol nasça no leste e se ponha no oeste em geral, o ponto exato no horizonte onde isso ocorre varia ao longo do ano. Isso ocorre devido à inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita ao redor do sol, conhecida como plano orbital ou eclíptica.

Veja também