Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 10/11/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

10/11/2024 04:53

Torcidas Uniformizadas de São José e Taubaté se hostilizam nas redes sociais

Torcidas Uniformizadas

As duas maiores e as principais torcidas uniformizadas de São José (Mancha Azul) e do Taubaté (Dragões Alvi Azul), esperam ansiosamente pelo duelo entre os dois times e utilizam as redes sociais para provocarem os rivais.

Na próxima quarta-feira dia 21 de fevereiro, às 21 horas o E.C Taubaté e o São José E.C fazem o clássico do Vale se enfrentando em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2.

A Mancha Azul está organizando uma caravana da torcedores e promete uma invasão ao Estádio Joaquim de Moraes filho, o Joaquinzão, em Taubaté, até o fechamento dessa edição a torcida anunciava já ter lotado quatro ônibus para o jogo da próxima quarta.

Sempre com provocações de lado a lado as redes sociais têm sido o palanque da disputa, muitas vezes repletos de comentários ofensivos em relação ao adversário.

A Dragões Alvi Azul que fez uma convocação para a presença maciça da torcida, mesmo com a má fase da equipe, espera que todo o Taubateano compareça ao estádio e espera que uma vitória em cima do maior rival seja o ponto de partida, e uma motivação a mais, para uma recuperação na classificação do campeonato.

Isso porque o São José é o  líder e invicto no Paulistão A2,  já o Taubaté é o primeiro time fora do G8, ou seja pode ficar fora da lista dos 8 times  na disputa por uma das vagas ao acesso para o Paulistão da Série A1 no ano que vem.

As torcidas uniformizadas são responsáveis pela grande festa do futebol com suas bandeiras, faixas, instrumentos e alegria nos estádios dando cores ao espetáculo, mas, ao mesmo tempo, tem um histórico de violência, agressões, depredações e até destruição de patrimônio público.

Por isso as autoridades, em especial a Polícia Militar, responsável pela segurança nos estádios, ficam atentos e monitoram as redes sociais, e os grupos de Whats App de torcedores para evitar que sejam marcados confrontos entre as duas torcidas.

Por tudo isso espera-se um esquema especial de segurança para o Clássico da próxima quarta-feira.

Torcidas Uniformizadas: Hostilidade nas redes

As duas maiores torcidas uniformizadas da região a Mancha Azul (São José) e a Dragões Alvi Azul (Taubaté) tem utilizado as redes sociais para motivar os torcedores mas sempre provocando os rivais.

A Mancha Azul fez uma série de postagens chamando os torcedores para participarem da caravana de ônibus se referindo ao destino como “Curral”  em referência ao apelido do rival Taubaté o Burro da Central, veja abaixo:

A Dragões Alvi  Azul não deixou por menos e em suas redes tem publicado convocações para que a Torcida compareça ao estádio sempre se referindo aos torcedores do São José como “galinhada” em referência ao apelido Águia do Vale. Veja abaixo:

Taubaté X São José: Rivalidade entre Torcidas Uniformizadas geram vandalismo

Após a colagem de adesivos do São José EC no Joaquinzão, torcedores do Taubaté picham os muros do Martins Pereira; mas o CSI identificou os vândalos.

Taubaté X São José Vandalismo e Rivalidade Torcidas Uniformizadas

Após torcedores da Águia promoverem um “adesivaço” no estádio Joaquim de Morais Filho, o Joaquinzão, em Taubaté,  os torcedores do Taubaté reagiram e picharam os muros do estádio Martins Pereira, na madrugada da última quarta-feira (7/02).

Porém imagens registradas pelo Centro de Segurança e Inteligência (CSI) de São José dos Campos mostrou os vândalos no estádio Martins Pereira, atualmente sob concessão à empresa Gros Participações Ltda., do Grupo Oscar, administradora do estádio, e que também administra o São José Futebol Clube.

As câmeras de segurança capturaram imagens dos vândalos pichando parte das instalações. Foram pichadas frases como “galinha maldita” e “eterno 1979”, este em alusão ao título do Campeonato Paulista da divisão intermediária (atual A-2) conquistado pelo Taubaté contra o São José.

Taubaté X São José torcidas uniformizadas
foto reprodução redes sociais

As imagens já foram encaminhadas à Polícia Civil para auxiliar nas investigações. A pichação é considerada crime ambiental, conforme o artigo 65 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), estabelecendo pena de detenção de 03 meses a 01 ano, além de multa, para quem danificar edificações ou monumentos urbanos.

Com isso, sobe a temperatura entre as torcidas de Taubaté X São José para o jogo entre as duas equipes, marcado para 21 de fevereiro (quarta-feira), às 21h, no Joaquinzão, em Taubaté.

 Segurança Pública

Aumenta o risco e a preocupação da Polícia Militar para um possível enfrentamento entre torcedores antes, durante e depois do clássico regional.

Já há movimentação nas redes sociais com ameaças, provocações e xingamentos de lado a lado, as torcidas uniformizadas são a principal preocupação do policiamento.

A Polícia Militar já estuda um esquema especial para evitar possíveis confrontos entre torcedores.

Águia voando e Burro empacado: Como estão São José e Taubaté no Paulistão?

Veja também