20/05/2024 05:59

Transporte adaptado de São José vira referência para Porto Alegre

O Acesso Já, programa de transporte adaptado de São José dos Campos, será utilizado como referência na Prefeitura de Porto Alegre para a implantação de um serviço focado na acessibilidade e inclusão social. Nesta segunda-feira (24), representantes do município da região sul do país conheceram o programa joseense.

“Essa reunião foi fundamental para que nós entendêssemos o funcionamento do serviço de transporte adaptado, aprendêssemos com vocês, que são considerados referência nacional no serviço, e para tirarmos dúvidas quanto à área prioritária de atendimento”, disse Luciana Mendina, assessora técnica da Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão Social da SMDS (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social) de Porto Alegre.

No encontro, técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana de São José, responsável pelo serviço, explicaram como funciona o programa, das medidas adotadas para ampliar a oferta de viagens à população e otimizar o serviço com regras de atendimento que prioriza os deslocamentos para tratamentos de saúde.

De acordo com Luciana, o encontro foi importante para traçar a diretriz do projeto em Porto Alegre. “A reunião também confirmou nossa ideia inicial de começarmos pequenos, atendendo apenas a saúde, expandindo o serviço ao longo dos anos e de acordo com a demanda que surgir”, completou. Também participaram da reunião Adilso Corlassoli, Leonardo Bastianello e Daniel Canti, ambos da Prefeitura de Porto Alegre.

Prêmio

A Prefeitura de São José dos Campos recebeu em 2019 o prêmio InovaCidade 2019 pelo programa Acesso Já. O prêmio foi entregue no Smart City Business Brazil Congress & Expo, consolidado como o mais importante evento sobre cidades inteligentes da América Latina.

Para se credenciar no serviço, o munícipe deve primeiramente se dirigir ao Acesso Livre, localizado na rua Humaitá, 40, no centro, e entregar a documentação necessária para abertura de processo administrativo. Mais informações pelo telefone (12) 3942-2401.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também