Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 20/09/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

20/09/2024 00:52

São José dos Campos será pioneira no transporte público com veículos elétricos, anuncia Felício Ramuth

Em evento realizado no Paço Municipal nesta quinta-feira (3), a fim de anunciar as novidades para o transporte público, o prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth, divulgou que a Prefeitura Municipal irá lançar edital para a contratação de 350 veículos elétricos para operar na cidade. Segundo o prefeito, São José dos Campos será a primeira cidade do Brasil a contar com uma frota 100% elétrica voltada para o transporte público.

Segundo Felício Ramuth, será a Urbam (Urbanizadora Municipal), quem irá locar os veículos, bem como cuidar de todo o processo de gestão, ficando a cargo dos terceiros a operação. O prefeito complementou dizendo que a frota será moderna, zero quilômetro, com entrada para carregadores de celulares e internet wi-fi, podendo assim oferecer mais conforto para o passageiro. Além desses quesitos, afirmou ainda que os novos veículos irão atender a demanda de trafegar por mais horários.

Licitação do transporte público
Felício anuncia licitação para o transporte público
Foto: Clemente Lemes/ Trânsito Aberto

A licitação para a locação destes veículos será lançada oficialmente no dia 29 de março. A diferença desta licitação está na forma em que o serviço será prestado. Anteriormente a licitação visava conceder por um certo período o direito de se operar em determinada área, sendo voltada à operadora de concessões de ônibus.

Desta vez, conforme anunciado, a nova licitação pretende atrair empresas com foco em inovação e sustentabilidade. A princípio, o prazo para a entrega dos veículos e início da prestação de serviços deve ocorrer em cerca de cinco meses, ou seja em outubro, quando acabará o atual contrato de concessão.

Palavra do sindicato

Com o anúncio da Urbam sendo a gerenciadora do transporte no município, José Carlos de Souza, diretor do Sindicato dos Condutores, se sentiu surpreendido com o repasse para a empresa, de toda a operação do transporte público de São José dos Campos. José Carlos também ressaltou que o sindicato estará em constante diálogo com a Urbam, bem como também com a Prefeitura e com a secretaria de Mobilidade Urbana.

Aproximadamente 1500 pessoas são empregadas pelo serviço de transporte público em São José, divididas nas três empresas que atualmente prestam o serviço para o município. O atual contrato de concessão finda em outubro.

Veja também