Três linhas do transporte público de São José dos Campos (231, 237 e 315) terão um aumento na quantidade de viagens nos dias úteis a partir desta quarta-feira (24). Desde o início da pandemia, a Prefeitura já realizou mais de 530 alterações operacionais para melhorar o atendimento aos usuários.
A linha 231 – Vila do Tesouro / Vila Dirce terá um aumento de 32 partidas e passará de 40 para 55 viagens no sentido Centro e de 43 para 60 no sentido bairro.
A linha 237 – Novo Horizonte / Jardim Aquarius terá um aumento de 10 partidas, passando de 46 para 51 viagens no sentido Centro e de 39 para 44 no sentido bairro.
Já na linha 315 – Parque Interlagos / Terminal Central serão nove partidas a mais no itinerário, com um aumento de 65 para 70 no sentido Centro e de 63 para 67 no sentido bairro.
Melhorias no atendimento do Transporte
A operação do transporte público é dinâmica, acompanhada diariamente para possíveis ajustes com o foco no melhor atendimento aos usuários e desde o início da pandemia, março de 2020, foram realizadas mais de 530 alterações operacionais em diversas linhas do sistema.
A operação durante a pandemia é organizada em uma ação conjunta entre a Prefeitura de São José dos Campos, empresas que operam o serviço e o Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba.
VLPs de São José viram referência para cidade do Paraná
Os VLPs (Veículos Leve sobre Pneus) 100% elétricos comprados pela Prefeitura de São José dos Campos têm sido referência nacional e modelo para diversos municípios do país. Nesta segunda-feira (23), representantes da Prefeitura de Cascavel, no Paraná, estiveram na cidade para conhecer e saber mais sobre todo o processo para a aquisição dos veículos.
Atualmente, a Prefeitura de Cascavel está realizando estudos para uma nova concessão do transporte coletivo do município. “Uma das premissas para desonerar o usuário é a compra de frota pública, articulados elétricos para operação privada e São José dos Campos foi o exemplo que nos inspirou”, disse a diretora do Transitar (Departamento de transporte da Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania de Cascavel, Larissa Boeing.
Em São José, os VLPs irão integrar a frota do novo modelo de transporte público e circular pela Linha Verde, corredor sustentável que está na fase final de obras e irá interligar numa primeira etapa as regiões sul e Centro. A previsão é de que o corredor, assim como a nova concessão, entre em operação no primeiro trimestre de 2022.
Segundo Larissa, que esteve acompanhada da presidente da Transitar, Simoni Soares, a visita à São José teve por objetivo conhecer os veículos, a tecnologia empregada e, principalmente, o processo de aquisição. “Ficamos impressionadas com a infraestrutura do município e com os investimentos na área de mobilidade”, afirmou.
“Saímos daqui com a sensação de dever cumprido e com a missão de levarmos essa novidade para nosso sistema”, completou.
Transporte: VLPs já chegaram
Esperados para dezembro, os VLP´s foram entregues pela BYD, empresa que venceu a licitação, no último dia 7 e já estão em São José dos Campos.
Os veículos têm propulsão elétrica, não emitem gases nocivos, são mais econômicos, com menor custo de manutenção e melhor desempenho.
Saiba mais sobre o VLP
Fura-Fila foi um projeto de veículo leve sobre pneus (VLP) para a Cidade de São Paulo. O Fura-Fila surgiu como obra eleitoral do candidato Levy Fidelix, com o nome de Aerotrem. Ridicularizado por muitos durante anos, a ideia de fazer um projeto parecido surgiu com o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, criando um projeto parecido batizado de Fura-Fila, mas que não era um transporte sobre trilhos, conforme o projeto de Fidelix, e utilizaria trólebus articulados e um protótipo biarticulado, construído pela Marcopolo. Ao longo dos anos o sistema foi rebatizado por Marta Suplicy de “Paulistão” e por José Serra de “Corredor Expresso Parque D. Pedro – Cidade Tiradentes”, ou somente “Expresso Tiradentes”.
História
O projeto surgiu em meados de 1995, idealizado pelo então prefeito Paulo Maluf com o nome de Fura-Fila, só teve suas obras iniciadas em meados de 1997 após o projeto ter garantido a eleição do candidato Celso Pitta. Durante a ExpoBus de 1998, foi apresentado ao público o VLP, um trólebus biarticulado de carroceria Marcopolo, chassi Volvo e equipamento IGBT produzido pela Powertronics.
No mesmo período, foi construído uma pista exclusiva de testes no Autódromo de Interlagos, usando rede aérea flexível e permitindo velocidade elevada de operação. A primeira bateria de testes foi no mesmo ano, em que foram utilizados o VLP, os trólebus articulados 68 8000 e 68 8001 da Eletrobus e o primeiro ônibus biarticulado de São Paulo, operado pela Viação Campo Belo.
Em seguida, o VLP foi transferido para a sua primeira operação experimentalmente, entre o Terminal Parque Dom Pedro II e a Praça Alberto Lion, voltando para o Autódromo em maio de 1999. Devido a realização do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, em fevereiro de 2000 a pista de testes e sua rede aérea foi removida.