Foto: Divulgação
A grande final do Campeonato Brasileiro de Arrancada, organizado pela Confederação Brasileira de Automobilismo, através da Comissão Nacional de Arrancada e da M&L Produções, será realizada nesse fim de semana durante os dias 22, 23 e 24 de setembro em Tremembé-SP. Esta quarta e última etapa está cheia de expectativas para a quebra de recordes e várias surpresas, já que as fases anteriores foram de altíssimo nível e a pontuação desta etapa será dobrada, deixando tudo em aberto na competição.
O CAMINHO ATÉ AQUI
A última etapa do brasileiro será realizada em Tremembé na pista Race Valley, que é certificada pela Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA e pela Federação Internacional de Automobilismo – FIA.
A grande novidade é que essa etapa terá pontuação dupla, ou seja, todas as categorias então em aberto para decidir quem será o campeão. As categorias previstas pelo regulamento são, DRAG JR, DRAG LIGTH, DTA LIGTH, DS, DTA, DTB, DTC, PRO MOD, PRO MOD (BRASILEIRO), PRO DRAG 6.3 – 7.0 e 7.5 (PAULISTA), FLD e FLT, ST, STT, TO, TST, TTA, TTB, XTM, 4×4 (BRASILEIRO).
O vice-presidente da Comissão Nacional de Arrancada Fabiano Pinto fala um pouco sobre a expectativa para a última etapa. “Esperamos em torno de 120 pilotos de todo o Brasil e um público esperado de 10 mil pessoas para todo o fim de semana, o que irá movimentar a economia e o turismo da região já que o evento acontece na Estância Turística de Tremembé. Já percebemos pelo sucesso da segunda etapa que o público do Vale do Paraíba é muito apaixonado pelo automobilismo de arrancada e isso é muito importante para ampliar ainda mais o conhecimento sobre o esporte”.
A primeira etapa foi realizada na pista gaúcha do Velopark em Nova Santa Rita (RS), ao todo foram oito novas marcas de recorde em oito categorias diferentes e entre elas um recorde mundial. O destaque da competição, que teve mais de 100 pilotos, foi Sergio Roberto Ganga e seu VW Gol G6 amarelo, que se tornou o Volkswagen mais rápido do mundo ao atingir a incrível marca de 4.876 segundos para percorrer os 201m da pista (1/8 de milha), sendo estabelecido como o novo recorde mundial de um modelo da montadora alemã. Sua velocidade final chegou a 251km/h.
A segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Arrancada realizada na pista Race Valley em Tremembé, onde tivemos 12 recordes quebrados. Os destaques da edição foram o gaúcho Jader Krolow, que fez o melhor tempo na categoria Promod Light virando em 4,536s a 283km/h na grande final do domingo com seu GM Camaro de 3.500 cavalos de potência e a jovem Belinha Pedroso, da categoria Drag Junior, que foi uma das atletas destaque cravando seu tempo de 11,017, sua melhor marca pessoal e da sua categoria na Capital da Arrancada do Vale do Paraíba.
Uberlândia (MG) foi o palco da terceira etapa e o evento atraiu um grande público que foi agraciado com diversas quebra de recordes. Entre os destaques o piloto Fabiano “THE RED CARBON” Pinto, com o tempo de 4s760 em 201 metros atingidos pelo seu GM Chevette, com motor C20XE na Categoria Força Livre Traseira – FLT. A garotada também mandou bem, na categoria Dragster Junior – Drag-J 10, Samuel Alves de Paula destacou-se com o novo recorde nacional e o tempo de 10s011, Isabella Pedroso foi a melhor da pista com o tempo de 11s083 na categoria Dragster Junior – Drag-J 11.
Fabiano exaltou a qualidade da pista e dos carros, “a pista de Tremembé conta com uma praça de alimentação grande, lojas que vendem peças, roupas, souvenir, uma arquibancada bem legal, vestiários, área kids e amplo estacionamento. O público fica perto dos carros e consegue circular nos boxes, chegar perto do pilotos e assistir a prova de uma lugar privilegiado. Realmente é uma pista muito bonita e muito organizada”.
Segundo Fabiano, “os carros são de altíssima categoria e de muita performance. A gente não fica devendo em nada para os carros das principais competições fora do país, com certeza vale a pena prestigiar o evento” concluiu o vice-presidente.
Os ingressos podem ser comprados antecipadamente pelo site www.racevalley.com.br ou na portaria da pista durante a realização do evento.
????Como chegar:
Race Valley Motors Sport Park: Estrada Municipal José Andrade Filho, 2804 Berizal, Tremembé – SP, 12120-000
SOBRE O CAMPEONATO BRASILEIRO DE ARRANCADA AUTOMOBILÍSTICA
O esporte é extremamente popular nos Estados Unidos, onde já inspirou Hollywood a fazer filmes de grande sucesso como a franquia bilionária Velozes e Furiosos. A prova de arrancada é uma competição esportiva praticada por veículos automotores onde automóveis e motocicletas, em condições originais ou especialmente preparados, completam um trajeto reto e nivelado no menor espaço de tempo partindo da imobilidade.
É comum que a velocidade dos carros ao final de uma reta de 1/8 de milha, cerca de 201m, se aproxime dos 300 Km/h e que o trajeto seja completado em apenas alguns poucos segundos, sendo necessário um paraquedas para reduzir a velocidade e auxiliar os pilotos na frenagem dos carros. O carro mais rápido da temporada 2022 foi o GM Camaro do Gaúcho Jader Krolow na pista de Uberlândia-MG, com o tempo de 4s072 @ 300km/h em 201m. O carro tem “modestos” 4.000cv de potência, o que equivale a mais de 50 Fiat Uno juntos.
No Brasil, a modalidade é supervisionada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por intermédio da Comissão Nacional de Arrancada, Drift, Track Day, Recordes e Testes, e os eventos são realizados pela M&L Produções. O Campeonato Brasileiro de Arrancada reúne os principais e mais velozes pilotos da categoria em uma competição de 4 etapas.
A grande novidade de 2023 está nas regras para as categorias que competem no Brasil inteiro e que, após um longo período, foram unificadas. Outra mudança para 2023 é a inclusão da pista de arrancada do complexo Velopark, no Rio Grande do Sul, além das pistas de Tremembé-SP, Uberlândia-MG.
A última e decisiva etapa vem com grande expectativa de quebra de recordes tanto na pista como de público.