A partir desta quinta-feira (20), a TV Câmara de São José dos Campos passa a transmitir as sessões legislativas e conteúdos informativos de interesse local também pelo canal 12.3 na TV aberta.
É mais uma maneira de o cidadão acompanhar as ações da Câmara, que tem como atribuições legislar e fiscalizar o poder Executivo em âmbito municipal.
A TV Câmara vai compartilhar o canal 12 com mais outras três emissoras públicas:
12.1 – TV Câmara Federal
12.2 – TV Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo)
12.3 – TV Câmara Municipal de São José dos Campos
12.4 – Rádio Câmara Federal
O recurso de multiprogramação da TV Câmara possibilita transmitir ao mesmo tempo quatro emissoras 24 horas utilizando a estrutura de um canal. Com isso, universaliza o acesso às discussões do legislativo nas esferas federal, estadual e municipal, pois, antes, só os assinantes de operadoras de TV a cabo tinham acesso a esses canais públicos.
Trajetória e programação
Criada em janeiro de 2013, a primeira transmissão da emissora foi em setembro do mesmo ano com a cobertura ao vivo de uma sessão ordinária. De lá pra cá a produção de conteúdos jornalísticos e educativos se diversificou até chegar a 15 programas fixos, como “Diálogos da Cidade”; “Histórias do Meu Bairro”; “Hora do Esporte”; “Estação Mercado”; “Conexão Cultura” e “De Bem com Você”. O mais novo, “São José do Campo”, dá espaço aos produtores rurais e estreia na sexta (21), às 8h, com reprise no domingo no mesmo horário.
Seguindo o princípio da publicidade na administração pública, isto é, divulgar os atos oficiais, a programação da TV prioriza a exibição (ao vivo e reprises) das sessões plenárias, extraordinárias e solenes; reuniões de comissões e frentes parlamentares, audiências públicas e outros eventos da Câmara Municipal.
Entre as produções próprias de destaque estão os programas “Câmara Fiscaliza”, que mostra a atuação parlamentar na fiscalização de obras, serviços públicos e denúncias de irregularidades, e “Tramitando”, que apresenta propostas em tramitação na Câmara, com a participação dos vereadores comentando os projetos de lei de sua autoria.
A grade também contempla entrevistas com especialistas e personalidades e reportagens abordando fatos e assuntos de interesse da comunidade, incluindo telejornais. Completam o conteúdo veiculado documentários de cunho cultural, educativo ou de preservação da memória. Tudo fica disponível para assistir no Youtube.
Desde dezembro de 2020, a TV Câmara de São José dos Campos garante a acessibilidade à população surda, por meio da interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).
No ano passado, a Câmara assinou acordo de cooperação técnica para participar da Rede Legislativa de TV Digital; o Ministério das Comunicações consignou, isto é, liberou o canal 12 na cidade e a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) autorizou o uso dessa radiofrequência. A partir de então a Câmara adquiriu e instalou os equipamentos e a infraestrutura necessários, incluindo antena, estação transmissora e adequação da produção da TV Câmara.
A TV aberta vem somar às outras ferramentas de comunicação institucional da Câmara: site, aplicativo e redes sociais, além do canal 7 da Net e 9 da Vivo, que continuam na TV a cabo.
Como sintonizar
Para localizar os novos canais, acesse o menu de configurações e refaça a busca automática. Ou digite com o controle remoto: um, dois, ponto, três.
A TV digital aberta é gratuita. Televisores fabricados a partir de 2010 já vêm com o conversor integrado, precisam apenas de uma antena UHF. Modelos anteriores e de tubo necessitam de um conversor digital mais a antena.
Foto: Claudio Vieira/PMSJC