Foto: Divulgação
Nesta quarta-feira (18), alguns internautas relataram a volta do X (antigo Twitter). No entanto, a rede social não está disponível para todos os usuários e, apesar deste pequeno momento de alegria para os apaixonados pelo aplicativo, o retorno dele 100% no Brasil ainda não foi confirmado.
Em nota, o STF explicou a situação e garantiu que tudo não passa de uma instabilidade. “O Supremo Tribunal Federal (STF) está checando a informação sobre o acesso ao X por parte de alguns usuários. Aparentemente é apenas uma instabilidade no bloqueio de algumas redes”.
Além disso, a Anatel reforçou que “não houve alteração na decisão” de manter o X bloqueado e que estão “verificando os casos informados”. Com base nesta declaração, os acessos dos usuários por meio do aplicativo no celular e no navegador pode cair em breve.
Em contrapartida, o ministro Alexandre de Moraes determinou o desbloqueio imediato das contas bancárias e ativos da Starlink e do X, após considerar que as multas foram integralmente quitadas. Mas vale citar que, apesar da decisão, a rede social segue suspensa no Brasil porque, além do pagamento das multas, existem outras decisões judiciais pendentes que devem ser cumpridas pela empresa de Elon Musk.
Uma das ordens é a remoção de perfis que divulgam mensagens criminosas e proferem ataques à democracia. Além disso, a empresa deve indicar um representante legal no Brasil, como manda a lei, uma vez que a empresa tem atuação em território nacional.