Foto:PMU
Ubatuba oficializou nesta semana os detalhes para a operacionalização da Atividade Delegada Ambiental no município. Após reunião entre o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Adolpho e o secretário adjunto de Segurança Pública e Defesa Social, Almir Rogério Feliciano de Moura para definir os ajustes, a expectativa da Prefeitura do município é de que as atividades de fiscalização comecem na próxima semana.
Com essa iniciativa, Ubatuba terá um reforço de 240 vagas mensais para patrulhamento ambiental e apoio às Secretarias Municipais.
A Atividade Delegada é um convênio entre a municipalidade e a Polícia Militar, em que o município custeia o reforço recebido, permitindo que a Polícia Militar realize atividades que eram anteriormente responsabilidade municipal. As vagas serão inicialmente direcionadas para combater degradações em áreas de invasão, risco e preservação ambiental.
Essas vagas serão alocadas conforme a necessidade do órgão público e preenchidas por policiais ambientais que, voluntariamente em seus períodos de folga, se inscrevem para reforçar o policiamento e atender a missões específicas.