13/04/2024 12:38

UBS Resolve recebe elogios e cria quadro para inspirar equipe

Oferecer um atendimento humanizado e de qualidade são as premissas da saúde pública, sobretudo com o novo conceito de UBS Resolve implantado em São José dos Campos desde 2017, que prevê um serviço cada vez mais acolhedor e eficiente para facilitar o dia a dia dos usuários.

E, na Unidade Básica do bairro Campos de São José, na região leste, esse formato têm trazido resultados e conquistado elogios por parte dos usuários.

Vanessa Mesquita, 33 anos, está entre os atendidos da unidade que fizeram questão de registrar um elogio à equipe, via 156. “O atendimento aqui mudou muito de um tempo pra cá, os profissionais, nossos médicos estão maravilhosos. O atendimento está mais rápido. Antes a gente esperava muito e agora eles têm compromisso com os horários”.

Vanessa, que é gestante e faz o acompanhamento da gravidez na unidade, ligou na central da Prefeitura para fazer um agradecimento pelo serviço oferecido ao pai dela, que é acamado. “Na primeira consulta viemos até a UBS, eles ofereceram a cadeira de rodas, mas depois que expliquei a minha dificuldade de trazê-lo até aqui, eles começaram a fazer o atendimento domiciliar. Isso me ajudou muito”, afirmou. O pai de Vanessa agora é atendido pela pela equipe de estratégia de saúde da família.

Facilidade

Sônia Aparecida da Silva, 42 anos, citou outro aspecto dos benefícios trazidos pela UBS Resolve. “Antes eu tinha que ir em outros lugares, gastar passagem (ônibus) e agora com os exames aqui ficou mais fácil”. Ela também fez um elogio à equipe da Prefeitura. “Elas tratam a gente muito bem, estão sempre animadas para o trabalho. Isso é importante porque às vezes a gente vem doente e é muito bom ser bem atendido”. Sobre a ligação ao 156, ela ressaltou “Quando a pessoa é boa, ela merece elogio.”

Motivação

A técnica em enfermagem, Fernanda Alves de Oliveira, que trabalha na UBS afirma que, desde o início do acolhimento oferecido com a UBS Resolve, os pacientes ficaram mais satisfeitos e começaram a elogiar o atendimento. Foi quando ela teve a ideia de incentivar os usuários a fazer o registro desse reconhecimento no 156. A iniciativa deu certo.

De 2019 a até a primeira semana de março de 2021, a UBS Resolve do Campos de São José já somou 170 elogios. E, para valorizar os profissionais que atuam na UBS e incentivar a melhoria contínua do atendimento, foi criado um quadro para afixar as mensagens recebidas. Cada elogio que chega fica exposto na área de circulação da equipe.

De acordo com Fernanda, o reconhecimento deixa os funcionários mais felizes e motivados a oferecer um serviço cada vez melhor. “Elevou a autoestima deles e despertou a empatia”, concluiu.

Atendimento

Atualmente, as 40 Unidades Básicas de São José dos Campos funcionam no formato “Resolve” e atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Todas elas oferecem exames laboratoriais na própria unidade para que o paciente não precise se deslocar, além do atendimento básico nos programas de prevenção como grupos de hipertensão, diabetes, asma, gestantes, planejamento familiar, além de serviços básicos como curativos, inalação, vacinas, entrega de medicamentos, testes de pezinho, prevenção ginecológica, teste de gravidez, verificação de pressão arterial, peso, altura, entre outros.

O novo sistema também trouxe o acolhimento por parte da enfermagem, a adoção de novos protocolos de assistência médica. A gerência da UBS fica junto à recepção para melhorar o atendimento e as agendas estão abertas todos os dias para marcar consultas, isso após o acolhimento.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também