Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 22/11/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

22/11/2024 22:21

Universidade de Taubaté sedia colóquio internacional sobre história das relações humanas com a natureza ao longo do tempo

Foto: Divulgação

A Universidade de Taubaté (UNITAU) sedia, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, o Colóquio Internacional “Percepções da Natureza no Tempo”. O encontro vai reunir professores e pesquisadores de instituições de diferentes partes do país e de Portugal para debaterem a forma como, ao longo dos séculos, os humanos conheceram a Natureza e agiram associados a ela.

O evento vai abranger o 17º Colóquio Internacional do Grupo Raízes Medievais do Brasil Moderno, o 6º Colóquio Internacional do Grupo Escritos Sobre os Novos Mundos e a apresentação do Programa de Restauração Ecológica e Biocultural do Projeto Águas da Mantiqueira, da Fundação Toyota & Fundepag.

Uma das curadoras do evento, a Profa. Dra. Susani Silveira Lemos França, da Unesp/Franca, explica que a proposta interdisciplinar do evento visa avançar a reflexão sobre as percepções de outrora e as de agora, na tentativa de conciliar análises e propostas de ações efetivas que dependem de técnicas de memória. As experiências complementares das duas equipes envolvidas no Colóquio, segundo ela, são o ponto forte da proposta.

“De um lado, temos um grupo dedicado à conservação em campo da biodiversidade, sem perder de vista as necessidades de abastecimento das comunidades locais; de outro lado, temos um grupo de historiadores cuja experiência no trabalho bibliográfico e de levantamento documental permite trazer reflexões sobre experiências do passado fundamentais para a discussão sobre a conservação e sobre as relações humanas com a natureza no tempo. Ambos fundamentais igualmente para, pelo exercício da memória, reconectar as pessoas com o meio natural, rios, bosques, florestas etc”, explica a curadora.

Para além do diálogo internacional e interdisciplinar, o evento tem como meta levar as discussões para fora dos muros da Universidade, envolvendo membros de diversas comunidades, inclusive instituições de ensino espalhadas pelo interior do Estado de São Paulo, por meio de diversos vídeos decorrentes do evento e de visita técnica a uma área remanescente.

“Em suma, pretendemos mostrar que o diálogo dessas áreas não só é possível, como proveitoso, pois abrirá portas para o desenvolvimento de pesquisas efetivamente interdisciplinares e colaborará para integrar os historiadores paulistas em debates de interesse nacional e internacional”, afirma a professora.

História ambiental brasileira
O Prof. Dr. Paulo Fortes, coordenador do Centro UNITAU Sustentável (CEUS) e participante de mesas que integram a programação, destaca a importância do evento e das discussões que serão propostas durante o evento.

“O Colóquio vai tratar de temas que também relacionam-se à história ambiental brasileira descrita pelos viajantes naturalistas que percorreram o Brasil e descreveram sobre a paisagem, as tribos indígenas, as riquezas naturais, os costumes e a cultura da população que estava se estabelecendo no país. Outro fator importante é que se trata de um evento internacional”, afirma o professor.

A cada dia, o Colóquio vai debater sobre um tema central: “O valor psicológico da Natureza” (dia 30 de outubro) – desde as reflexões teológicas da idade média, até caminhos para se conhecer a natureza e nomear espaços; “O valor econômico da Natureza” (dia 31 de outubro) – a natureza que nos alimenta, cura, abriga e mantém os sistemas econômicos; e “O valor intrínseco da Biodiversidade” (dia 1º de novembro) – tratando de temas como cognição e complexidade em plantas e animais não humanos e os direitos da natureza.

O coordenador do CEUS destaca que as temáticas a serem abordadas tratam de várias questões de ordem econômica, social e ambiental. Por essa razão, aproximam ainda mais a Universidade dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em um dos debates, o Prof. Dr. Paulo Fortes dicorrerá sobre “Alimentos e Recursos Naturais”. A atividade faz parte da programação do segundo dia do evento, quando o tema central será “O valor econômico da Natureza”.

“Merece destaque a descrição dos novos métodos e tecnologias de produção agrícola que tem origem em muitos conhecimentos dos povos tradicionais e que hoje estão sendo adotados pelos adeptos da Agricultura regenerativa e Agroecologia”, diz.

Para concluir a programação, no dia 2 de novembro, os palestrantes participarão de uma visita técnica orientada ao Parque Estadual da Serra do Papagaio (MG) conduzida pela equipe do Projeto Águas da Mantiqueira, para conhecer o Programa de Restauração Ecológica e Biocultural realizado em parceria com o Banco Toyota do Brasil e o Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais em uma área reservada ao valor intrínseco da vida.

O Colóquio Internacional é uma realização Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/Franca), da Universidade de Lisboa; da Academia Portuguesa de História (APH); em parceria com a UNITAU, com o Projeto Águas da Mantiqueira da Fundação Toyota do Brasil & Fundepag e com SbN Mata Atlântica, e apoio da Kinto T-Drive de São José dos Campos.

Colóquio Internacional “Percepções da Natureza no Tempo”
Data: de 31 de outubro a 1º de novembro
Local: Auditório do Bom Conselho
Endereço: Avenida Tiradentes, 500, Centro – Taubaté
Programação completa e o link de inscrição aqui!

Veja também