Celebreiros está em busca de parcerias para implantação e já tem apoio da Escola de Educação do Futuro, de Recife
A Celebreiros, organização da sociedade civil de São José dos Campos, está em busca de parcerias para a implantação do Polo de Economia Criativa da região do Vale do Paraíba, que ficará localizado na sede da instituição, no Parque da Cidade, em São José. Em fevereiro, a Celebreiros recebeu em sua sede a visita de representantes da Escola de Educação do Futuro, de Recife (PE), que já aceitou apoiar o projeto e iniciou um processo de troca cultural e consultoria para preparar a cidade para a construção do polo.
O encontro foi marcado por relatos de experiência dos envolvidos no projeto, que acumulam trajetórias no empreendedorismo social, educação e práticas voltadas à formação e cidadania.
De acordo com as fontes oficiais do Governo Federal, São José dos Campos já conta com as 14 áreas que contemplam a economia criativa. A mais forte delas no município é a de Audiovisual, que tem na cidade a cadeia mais longa e produtiva. É justamente a área que mais se relaciona com a Celebreiros, que atua fomentando a cidadania e a educomunicação por meio das ferramentas audiovisuais e tem a concessão do Canal Plural, TV Comunitária da cidade. O objetivo da criação do polo é trazer para a região um espaço de conhecimento e oportunidades que se transformem em possibilidades de trabalho e geração de renda.
Segundo dados do RAIS – Relação Anual de Informações Sociais, São José tem 3.519 empresas atuando com economia criativa e, de acordo com o Portal MEI (2021), são 12.727 microempreendedores envolvidos com a área na cidade.
Parceiros com foco em economia criativa
Para Julio Suñé, atual presidente da Celebreiros, a experiência que as entidades de Recife trarão para a região é muito importante para a estruturação do polo. “Recife fervilha economia criativa. Essa questão, lá, é muito forte. A vinda desse pessoal vai agregar valor, pensamentos e ideias para a gente construir esse primeiro polo e torná-lo modelo, para que possamos implementar outros mais pelo Brasil. Além, é claro, da conexão sudeste-nordeste que esse encontro vai permitir”, contou.
Quem também vem de Pernambuco para apoiar a Celebreiros neste processo é o artista plástico Leopoldo Nóbrega, que foi convidado pela Prefeitura de Recife para assinar a direção criativa e o projeto cenográfico das gigantes esculturas do Galo da Madrugada em 2019, 2020 e 2022. Leopoldo acumula experiências voltadas a ações e produções de Economia Criativa e aceitou o convite de dirigir a construção do polo.
A EDUFuturo nasceu como uma edtech, ou seja, uma empresa que usa tecnologias inovadoras na área de educação para apoiar os processos de ensino e aprendizagem. Tem como missão contribuir com o desenvolvimento de crianças e adolescentes e prepará-los para o futuro. Kaic Rannys – Sócio e Diretor de Conexões Humanas da organização, acredita que a criação do polo de Economia Criativa no Vale do Paraíba se relaciona com esse propósito. “Entendemos que a decisão pela inovação criativa reacende uma característica típica da cidade que envolve políticas públicas e que chega à população no intuito de cada vez mais alcançar a comunidade”, explicou.
Celebreiros
Criada em 1999, a Celebreiros é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que desenvolve ações socioambientais para melhorar a vida das pessoas e do planeta em parceria com o governo, empresas e instituições. Crianças e jovens ganham espaço para desenvolver seus talentos e condições para a formação de um pensamento crítico e apoio para diferentes áreas do conhecimento e da sociedade.
SERVIÇO
Celebreiros
Assessoria de imprensa
Milena Peres
milena@zancomunicacao.com (12) 99149-4854
Foto destaque: EDUfuturo.
- VEJA TAMBÉM:
- Guardas Municipais de Jacareí sofrem desacatos no Atende Bem e munícipe é detido
- Semana Santa 2022: significado e 5 dicas para passar o feriado