Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 22/11/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

22/11/2024 23:49

Suposto caso de varíola dos macacos em Jacareí é descartado

Após rumores de que uma mulher, moradora de Jacareí, tivesse contraído e apresentado sintomas da varíola dos macacos, surgiu a suspeita de que a cidade poderia confirmar o seu primeiro caso para a doença. Felizmente, ainda nesta sexta-feira (17), uma equipe especializada da Vigilância em Saúde, juntamente com uma equipe técnica da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, descartaram a possibilidade da paciente portar a doença. Ela segue internada na Santa Casa de Misericórdia.

Segundo informações, a mulher passa bem e seu quadro clínico segue sendo supervisionado por precaução.

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Jacareí informou que a paciente segue em isolamento, com suspeitas, também, de outras doenças exantemáticas, como varicela, sarampo e impetigo.

Entenda o caso e o levantamento da suspeita de contaminação pela varíola dos macacos

A Varíola dos Macacos é uma doença de origem africana que está sendo disseminada em outras partes do mundo. Os médicos especialistas alertam a gravidade do caso para que haja a preocupação com uma nova pandemia. Em Jacareí, uma mulher está atualmente em isolamento na Santa Casa com sintomas semelhantes aos provocados pela doença.

Ela apresenta bolhas de água avermelhadas pelo corpo, que surgiram após ter estado com febre e dores no corpo. Segundo ela, que concedeu informações para o perfil do Instagram, Jacareí TV Oficial, ela não sabe de onde pegou, suspeita-se que em uma chácara no bairro Porto Velho.

Segundo ela, a esposa do dono da chácara tinha chegado de Brasília e teve contato com seu esposo, pois trabalham juntos. No local, um funcionário teria as mesmas feridas que ela apresenta. Outros dois trabalhadores angolanos também estavam presentes, pois vieram ao Brasil pra trabalhar com eles.

Segundo ela ninguém da chácara está com sintomas.

A mulher conta que está sendo atendida na Santa Casa de Misericórdia de Jacareí, mas que os médicos ainda não descobriram efetivamente o que ela tem. Caso confirmado, este poderá ser o primeiro caso positivo para a varíola dos macacos em Jacareí.

Foto destaque: Cynthia S. Goldsmith/ Reprodução

Veja também