18/05/2024 09:34

Vereadores conhecem a estrutura de atendimento do hospital Pio XII

Os vereadores Dr. José Claudio (PSDB), Júnior da Farmácia (PSL) e Marcão da Academia (Democratas) estiveram nesta segunda-feira (3) no Hospital Pio XII, na zona norte, para dar sequência às vistorias técnicas feitas às unidades de saúde do município. O intuito é conhecer melhor a estrutura de atendimento médico durante a pandemia do novo coronavírus e ter informações sobre a reserva de insumos para o tratamento de pacientes.

Eles foram recebidos em uma sala de reuniões pela diretoria do Pio XII, representada pela religiosa Irene Araújo, diretora geral, pela cardiologista Marcelle Sá, diretora técnica, por Everton Oliveira, diretor administrativo, e Abner Torresilhas, gerente administrativo. O grupo não visitou pacientes e nem circulou por áreas isoladas ou por alas de infectados.

Aos parlamentares foi informado que, devido à pandemia, os cuidados com pacientes e profissionais foi redobrado. Em 2020 houve um investimento de quase meio milhão de reais em EPIs (equipamentos de proteção individual), e que antes desse período pandêmico esse gasto anual era de R$ 100 a R$ 150 mil. O grupo ressaltou ainda que os contratos com fornecedores de insumos têm sido negociados antecipadamente para garantir a segurança de todos.

O hospital, que atende pacientes pelo SUS (Sistema Único de Saúde), também passou dados de atendimento cardiológicos e oncológicos: em 2020 foram realizadas 24.951 sessões de quimioterapia, 4.381 atendimentos ambulatoriais de cardiologia, 577 internações para procedimento de angioplastia, 1.206 para cateterismo (externo) e 238 internações para cirurgias cardiovasculares.

Em abril, um grupo de vereadores esteve no Hospital Municipal e na Santa Casa de São José com o mesmo objetivo. Os vereadores pretendem visitar outros hospitais da cidade.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também