Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 20/09/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

20/09/2024 06:59

Vereadores de São José se reunem com representantes da EDP para apresentar pontuações relacionadas à falta de energia e manutenção da rede elétrica

Foto: CMSJC

A Câmara de São José dos Campos realizou uma reunião com os representantes da EDP o gestor da área poder público, Thiago Lafalce; a analista do mesmo setor Paula Oliveira e o engenheiro Cezar Augusto para apresentar diversas pontuações de municípes quanto a falta constante de energia elétrica e a manutenção das redes elétricas.

A reunião aconteceu após a sessão ordinária desta terça-feira e foi presidida pelo presidente do Legislativo, o vereador Roberto do Eleven e vereadores da mesa diretora.

Em vista das demandas recebidas pelos gabinetes, os questionamentos e queixas apresentados foram: demora para a substituição de poste em risco de queda; possibilidade de poda preventiva de vegetação antes de encostar na fiação; falta de previsão e informativos quanto ao restabelecimento do serviço; mapeamento de transformadores a serem trocados; sinalização de serviços emergenciais em andamento para conhecimento dos moradores; ressarcimento de danos a equipamentos e eletrodomésticos; ações preventivas para o verão; falta de água ocasionada pela interrupção no fornecimento de energia e manutenção de postes de madeira em áreas rurais.

Atendendo a um convite da presidência do Legislativo, eles responderam perguntas e tomaram nota de situações relatadas para averiguação. Esclareceram que no caso de postes com cabos de compartilhantes é obrigatória por lei a notificação prévia de remoção com até 30 dias de antecedência, mesmo se irregular. E que a poda de vegetação só pode ser feita se encostar na fiação. Também que os critérios para priorização do restabelecimento são risco à vida (por exemplo, hospitais) seguido de maior quantidade de clientes, por isso áreas rurais levam mais tempo.

Informaram que a EDP realiza cerca de 5 a 6 mil podas mensalmente e mantém 87 equipes na cidade trabalhando em 3 turnos, das quais 30 atendem ocorrências emergenciais. No feriado da semana passada, houve 80 quedas de árvores, sendo que uma árvore caída leva em média 4 horas para remoção e no caso de poste, 8 horas. O valor do investimento da empresa na cidade este ano é de R$ 14 milhões, incluindo troca de postes, automação da rede e recondutoramento (substituição de condutores).

Afirmaram ainda que, de 29 de setembro a 16 de outubro, São José dos Campos registrou 22.355 ocorrências de raios, enquanto no mesmo período do ano passado foram 293. Ventos acima de 40 km/h atingiram a cidade 11 vezes contra 1 vez no mesmo período de 2022.

Veja também