Foto: Divulgação
Um segundo novo trem foi inserido pela ViaMobilidade na operação das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda nesta semana. Neste primeiro momento, a composição circula de forma assistida, com o acompanhamento da fabricante Alstom, entre os horários de pico.
Antes desta etapa, o novo trem passou por uma série de testes que garantem a segurança operacional e o conforto dos passageiros. Os procedimentos incluem verificação dos sistemas de tração, frenagem, informações ao passageiro, entre outros.
A composição integra um lote de 36 trens adquiridos da Alstom e faz parte de um pacote inicial de investimentos de R$ 4 bilhões da ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo. O primeiro novo trem entrou em operação em 08 de junho e a terceira unidade está em testes no Pátio Presidente Altino.
Cada um dos novos trens possui oito carros (vagões) cada, compondo uma frota de 288 carros. Com design moderno, as composições trazem as cores cinza e verde para fazer alusão às Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
Todos os novos trens também possuem tecnologias modernas, como mapas dinâmicos de linhas, monitores e vigilância por vídeo, câmeras, retrovisores, além de detectores e extintores de incêndio. Visando a segurança, todos os materiais dos revestimentos e equipamentos são antichamas.
Além disso, os trens são mais leves, feitos de aço inoxidável com durabilidade de mais de 40 anos, possuem janelas e portas mais amplas. Outra vantagem é que consomem menos energia elétrica.
Para garantir o conforto dos passageiros, as composições são equipadas com ar-condicionado e vêm com salão contínuo, que permite liberdade de movimento dos passageiros entre os carros. Possuem pega-mão para pessoas de diversas estaturas e espaços reservados para pessoas com deficiência, além de assentos com sinalização de uso preferencial.