Foto: Divulgação
O Vale do Paraíba terá a implantação de uma ‘muralha eletrônnica” a fim de garantir a segurança nas cidades da região. O anúncio foi feito por Felicio Ramuth, vice-governador do estado de São Paulo, durante visita em uma usina de resíduos sólidos na última semana em Queluz.
O sistema será composto por equipamentos de monitoramento. Segundo Felício Ramuth, a ‘muralha eletrônica’ deverá atuar em ações de combate ao roubo, furto e deslocamento de criminosos, pois esses indívduos serão identificados por meio de câmeras.
As primeiras cidades a receberem o sistema fazem parte do Vale Histórico e Vale da Fé.
O Vale Histórico é composto pelas cidades de Arapeí, Areias, Bananal, Cruzeiro, Lavrinhas, Queluz, São José do Barreiro e Silveiras. Já o Vale da Fé, pelos municípios de Aparecida, Cachoeira Paulista, Canas, Cunha, Garatinguetá, Lorena, Piquete, Potim e Roseira.
A escolha dos municípios que compõem as regiões do Vale Histórico e Vale da Fé foi definida pelo do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que tem como objetivo levar o projeto para os 39 municípios da região.
Sobre a implantação
A Agemvale (Agência Metropolitana do Vale do Paraíba) é que está responsável, junto com o apoio técnico da Secretaria de Segurança Pública, pela elaboração do edital para abertura de licitação a fim de contratar uma empresa para instalar o sistema nas entradas e saídas dos municípios.
De acordo com a agência, a escolha dos municípios que compõem as regiões do Vale Histórico e Vale da Fé foi definida pelo do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que tem como objetivo levar o projeto para os 39 municípios da região.