Foto: PMSJC
Os usuários do transporte coletivo que utilizam a Linha Verde em São José dos Campos já podem pagar a passagem com cartão de crédito ou débito por aproximação e com carteiras digitais dentro dos VLPs (Veículos Leves Sobre Pneus). A novidade começou a ser disponibilizada nesta semana.
O valor da passagem cobrado no cartão é o mesmo cobrado em dinheiro, R$ 5. Não é necessário nenhum tipo de cadastro prévio. Basta aproximar o cartão ou dispositivo móvel da leitora do validador para efetuar o pagamento.
Cada usuário pode pagar até três passagens por viagem/validador, com o intervalo de 15 minutos para a próxima compra de até três passagens.
A inovação tecnológica traz praticidade, comodidade e segurança para o usuário.
Tecnologia
O pagamento por cartões e celulares funciona por aproximação, sem contato (contactless) e sem a necessidade de digitar senha.
Para pagar a passagem com esta nova opção, o usuário deverá, obrigatoriamente, ter um cartão de débito ou crédito que possua a tecnologia por aproximação (NFC) – na qual basta encostar no validador para efetuar o pagamento.
Os cartões que usam a tecnologia contactless possuem um símbolo de transmissão que lembra o do wi-fi, só que deitado. A função precisa ter sido ativada pelo usuário junto ao banco. A cobrança da tarifa aparecerá na fatura ou no extrato da conta corrente do usuário.
Bandeiras
O sistema aceita pagamento com as bandeiras Visa, Mastercard e Elo. Os VLPs já receberam adesivos informando sobre a disponibilidade desse tipo de pagamento.
Celular
Para pagamento por telefone celular, o usuário precisa verificar se o seu aparelho está habilitado para a tecnologia NFC. Caso esteja, é necessário que cadastre o seu cartão em uma carteira digital, como Apple Pay, Google Pay ou Samsung Pay.
Para informar os usuários, cartazes sobre o pagamento com cartões de débito e crédito e com as carteiras digitais foram afixados nas estações da Linha Verde. Flyers informativos também estão sendo distribuídos aos usuários.