Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 20/09/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

20/09/2024 02:56

Presépio: Você conhece a história dessa tradição de Natal?

O primeiro presépio no Brasil foi montado em Olinda, Pernambuco no século 17

A tradição de se montar um presépio teve início com São Francisco de Assis, no ano de 1223. Foi nessa época que, lá em Greccio (cidade perto de Roma), na Itália, São Francisco queria mostrar aos camponeses como tinha sido a noite do nascimento de Jesus, mas não sabia como fazer. Foi aí que teve a ideia de pegar argila e montar vários bonequinhos de barro.

Fez Maria e José, depois um bebê, um burrinho, alguns pastores, um boi, três reis e uma estrela. Arrumou tudo em volta do bebê e conseguiu, então, explicar o que queria, de uma forma bem fácil. Ótima idéia, né?

Depois desse dia, a tradição de montar presépio ganhou o mundo! Chegou ao Brasil no século 17. O religioso Gaspar de Santo Agostinho montou o primeiro em Olinda, Pernambuco.

Diferentes tipos de Presépio

Hoje existem presépios de todos os tamanhos, jeitos e formas – de barro, de madeira, porcelana, casca de coco, pinhão, contas, areia, palha de milho, osso, pano, ferro, tijolo e até de chocolate! Isso mesmo! Em 2014, na cidade do Porto, em Portugal, foi feito um presépio de 12 toneladas de chocolate. Demorou seis meses para ficar pronto e entrou para o Livro dos Recordes. Hum, que delícia, não?

Outro presépio diferente foi feito em 2015, de areia, em Maringá, no Paraná. Ele tinha imagens de Maria, José e do Menino Jesus esculpidas em dois metros de areia. A obra de arte pôde ser visitada durante todo o mês de dezembro. Superbonita!

Natal

O Natal é comemorado sempre na noite do dia 24 para o dia 25. As pessoas costumam se reunir em família para se confraternizar, comer coisas gostosas, trocar presentes e lembrar Jesus e seus ensinamentos. É também uma época em que dá muita vontade de seguir o exemplo e realizar só boas ações, não é?

E por falar em troca de presentes, essa é uma das partes que as crianças mais gostam, concorda? Como o Menino Jesus recebeu presentes ao nascer, agora costumamos trocar presentes, nem que sejam lembrancinhas, nessa data tão especial.

Mas nada de achar que Natal é só presente! Essa troca representa algo bem maior: o amor e a harmonia entre vocês, sua família e amigos.

Exposição de Presépio em Itu

A 17ª edição da “Exposição de Presépios” reúne cerca de 500 montagens de todos os tamanhos, formas e materiais neste ano. Os presépios estão na sala de acesso ao pátio da Feira de Orquídeas que começou nesta sexta-feira (11) em Itu (SP).

As montagens são originárias de diversas partes do mundo e foram adquiridas ou recebidas em doação, pelas irmãs Maria Teresa de Oliveira Ribeiro Vidigal e Maria Sofia Vidigal Pacheco e Silva, colecionadoras de peças.

A Exposição de Presépios está aberta e fica até 30 de dezembro deste ano, e pode ser visitada das 11h às 16h, com entrada gratuita. Às quartas-feiras e no dia 26 de novembro, a exposição estará fechada.

O Espaço Fábrica São Luiz fica na Rua Paula Souza, n°492, na região central de Itu. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4013-4554 ou (11) 98680-1192.

Santa Branca cidade presépio

Santa Branca, aqui no Vale do Paraíba, é popularmente conhecida em todo o Estado de São Paulo como a cidade presépio.

Isso por causa da dedicação dos moradores que mantêm viva a tradição na época do Natal. As imagens que relembram o nascimento de Jesus são atração tanto nas residências como na Casa de Cultura da cidade, onde todos os anos o presépio ganha novos detalhes que chamam a atenção dos turistas e visitantes do local.

Tradição

Quando vai chegando o mês de dezembro, as casas se enchem de luzes e enfeites. Em muitas famílias – dependendo dos costumes e da religião – é época de enfeitar a árvore de natal, colocar uma guirlanda na porta, montar um presépio.

Mas você sabe quando e como isso começou? Quais são os símbolos que existem por trás dessas tradições?

Veja também