A partir desta segunda-feira (26) a Volkswagen Taubaté vai suspender por três dias a sua linha de produção. A informação foi divulgada na última semana, pelo Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região), que representa os trabalhadores da fábrica taubateana.
De acordo com o sindicato, a medida vai afetar cerca de 3 mil trabalhadores da produção, que devem ficar em casa nos dias 26, 27 e 28 de junho.
A entidade também relembra que esse anúncio da montadora foi feito um dia após o Banco Central manter a taxa Selic em 13,75% ao ano. Vale lembrar que o mercado automotivo é um dos que mais sente o impacto dos juros altos, já que a maioria das vendas do setor é feita por meio de financiamento.
O Sindimetau também informou que a suspensão, chamada de “shutdown”, é para adequar o estoque de veículos da montadora ao mercado.
No mês passado, a Volkswagen Taubaté decidiu adiar um layoff, que é a suspensão dos contratos de trabalhos, de cerca de 800 trabalhadores. A medida estava programada para começar no dia 1º de junho, mas foi suspensa após o Governo Federal sinalizar um novo programa para o setor automotivo, voltado aos carros populares de entrada.
A unidade taubateana conta com cerca de 3 mil trabalhadores. Atualmente, a unidade produz o Polo Track, novo carro de entrada da montadora.
A administração da Volkswagen Taubaté ainda não se pronunciou sobre esse caso.