A Volkswagen divulgou que vai ampliar a suspensão da produção na fábrica de Taubaté (SP) por mais dois dias. Com isso, o ‘shutdown’ segue pelo menos até a próxima sexta-feira (30).
Inicialmente, a suspensão, que começou na segunda-feira (26), aconteceria até esta quarta (28), com retorno dos funcionários na quinta (29). Agora, com a ampliação da medida, o retorno está marcado para segunda (3).
De acordo com a Volks, a parada é necessária por conta da estagnação do mercado. Além da unidade de Taubaté, onde são fabricados o Polo Track e o Novo Polo, todas as unidades da montadora alemã no país também adotaram medidas – leia mais detalhes abaixo.
Ainda de acordo com a empresa, o shutdown acontecerá em regime de banco de horas e foi acordado com o Sindicato dos Metalúrgicos da cidade, que representa a categoria.
Segundo o sindicato, a paralisação afeta dois turnos e cerca de três mil funcionários da produção.
No mês passado, a Volkswagen havia previsto o início de um layoff, que é a suspensão dos contratos de trabalhos, mas acabou cancelando a medida diante da melhora na expectativa sobre o mercado automobilístico.
Suspensão na produção do país
A Volkswagen anunciou nesta terça-feira (27) a suspensão temporária da produção de carros em suas fábricas no Brasil. O motivo é o mesmo da unidade de Taubaté: estagnação do mercado.
A decisão da montadora ocorre apesar do programa de incentivo do governo à indústria automotiva, que foi publicado no dia 6 de junho e criou descontos para carros de até R$ 120 mil.
Além da fábrica localizada no Vale do Paraíba, as unidades de São José dos Pinhais (PR) e São Bernardo do Campo (SP) também adotaram medidas.