Waze irá abranger o estado informando desastres naturais para motoristas
Foi anunciado nesta terça-feira (28), que o aplicativo de mobilidade Waze, passará a reportar pontos de alagamentos durante o uso de seu app, voltado à motoristas. A medida é fruto de uma parceria do Governo de SP, por meio da Coordenação Estadual de Defesa Civil, e a empresa. Novas atualizações sobre os desastres naturais começam a ter validade ainda hoje.
O alerta aparecerá para os condutores que tentarem atravessar uma área inundada enquanto estiverem utilizando o Waze. Após o alerta, ele poderá escolher se deseja mudar a rota ou continuar dirigindo no mesmo trajeto.
Em nota enviada à imprensa, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse que a iniciativa visa ajudar na prevenção e na redução dos danos causados pelos desastres.
Em São Paulo, o responsável por abastecer a central do aplicativo com as áreas de incidência de chuvas é o Centro de Gestão de Emergências da Defesa Civil. Desta maneira, os motoristas poderão acompanhar as informações de emergência sobre as rotas afetadas por excesso de precipitações na tela do celular.
Além da parceria com o Waze, a Defesa Civil do Estado de São Paulo também notifica alertas sobre eventos climáticos via SMS e pelas redes sociais do órgão.
Sobre o aplicativo Waze
O Waze é um aplicativo para dispositivos móveis baseado na navegação por GPS.
O sistema contém informações de usuários e detalhes sobre rotas, dependendo da localização do dispositivo portátil na rede.
Foi desenvolvido pela start-up Waze Mobile de Israel, empresa que foi adquirida pela Google em 2013.
Atualmente, está disponível para os sistemas Android e iOS.
Foto: Reprodução.