03/03/2024 16:30

WhatsApp, Facebook e Instagram: Saiba o que pode ter provocado a falha dos App´s

Facebook

WhatsApp, Facebook e Instagram apresentam instabilidades desde segunda-feira (4). O problema visto pelas plataformas ainda não foi explicado oficialmente nesta terça-feira (5), mas os usuários que tentaram acessá-las encontram um erro “5XX Server Error” nas plataformas. O código dá pistas sobre o que está acontecendo. Entenda a seguir, de forma simplificada, o que significa o problema que está afetando aplicativos e redes sociais nesta segunda.

O que é 5XX Server Error?

O aviso de “5XX Server Error” significa, de forma simples, que o problema está sendo ocasionado por uma falha nos servidores do serviço. Na prática, o erro ocorre quando o servidor – ou seja, o computador central – não consegue completar a solicitação do usuário e, por isso, não tem como exibir a informação desejada. No caso do WhatsApp, as mensagens pararam de ser enviadas, enquanto Facebook e Instagram interromperam a exibição de postagens e fotos.

O 5XX, também chamado de “Erro 500”, costuma aparecer algumas vezes no dia a dia, quando sites apresentam problemas, e em alguns casos pode até ser resolvido pelo próprio usuário. Na situação dos erros de WhatsApp, Facebook e Instagram, porém, a empresa ainda não solucionou a questão nos seus servidores, logo é necessário aguardar. “Estamos cientes de que as pessoas estão tendo dificuldade para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que tudo volte ao normal o quanto antes”, diz o comunicado da companhia.

Comenta-se no exterior que a pane estaria relacionada com um gargalo da estrutura de telecomunicações. O recurso chamado de DNS, que converte os endereços dos sites em números IP estaria falhando nos sistemas do Facebook, o que interromperia os serviços e poderia levar ao erro 500.

Facebook

Segunda-feira

Os aplicativos WhatsApp, Instagram e Facebook apresentaram instabilidade no fim da manhã desta segunda-feira (4). Conforme o site DownDetector, que analisa falhas em sites e plataformas, pelo menos 17 mil notificações de problemas foram registradas a partir das 12h50.

Em comunicado, o Facebook confirmou o problema e afirmou que está trabalhando para que as coisas voltem ao normal. “Estamos cientes de que as pessoas estão tendo dificuldade para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que tudo volte ao normal o quanto antes”.

O WhatsApp e o Instagram também usaram seus perfis no Twitter para confirmar a instabilidade. Até o momento, segundo informação revelada pelo The New York Times, uma pequena equipe de funcionários do Facebook foi enviada aos data centers da empresa na Califórnia com o intuito de reiniciar manualmente os servidores que comportam as redes.

Conforme o site norte-americano The New York Times, dois membros do time de segurança do Facebook afirmaram, sigilosamente, que a causa do problema não deve ter vindo de ataques hackers. Eles pontuaram à publicação que os três aplicativos possuem tecnologias diferentes, que não poderiam ser afetadas diretamente por apenas uma invasão.

Para John Graham-Cumming, chefe de tecnologia do Cloudfare, uma empresa de infraestrutura web, a falha deve ter sido ocasionada em algum dos servidores da companhia de Zuckerberg, impossibilitando o login dos usuários por meio da plataforma.

Ainda de acordo com as informações do New York Times, a comunicação interna do Facebook também apresentou problemas nesta segunda-feira (4), impossibilitando o trabalho dos colaboradores. Por conta disso, alguns deles teriam sido barrados na entrada da companhia, já que o sistema não estava reconhecendo as identidades mostradas nos crachás.

USUÁRIOS DO TWITTER

No Twitter, outra rede social, usuários relataram os problemas de acesso. Pelo menos 407 mil tweets foram registrados  sobre o tema em cerca de dez minutos, levando o WhatsApp aos Trending Topics no início desta tarde. Não faltou o comentário do próprio Twitter, que aproveitou a ocasião para obter repercussão entre os usuários da plataforma. “Oi, literalmente, todo mundo!”, escreveu o perfil.

 

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também