20/05/2024 05:33

Brasil vence Colômbia e carimba passaporte para a Copa 2022

Estamos na Copa 2022

Lucas Paquetá marca o gol da vitória de 1 a 0 e garante Brasil na Copa 2022

O Brasil carimbou sua vaga na Copa de 2022 (que será realizada no Catar), ao derrotar a Colômbia por 1 a 0 pelas Eliminatórias Sul-Americanas, nesta quinta-feira (11) na Neo Química Arena, em São Paulo.

Com este resultado, a seleção comandada por Tite manteve a liderança da classificação, agora com 34 pontos, e não pode mais deixar de ficar entre os quatro primeiros colocados, que garantem a classificação direta para o Mundial – A Copa 2022.

Diante de mais de 22 mil torcedores, o Brasil não encontrou facilidades diante de uma Colômbia que se preocupava mais em não oferecer espaços. Assim, o time de Tite criou pouco na etapa inicial, tendo as melhores oportunidades em chute do lateral Danilo na trave e finalização de cabeça de Marquinhos.

Com o objetivo claro de sair de campo com os três pontos, o técnico brasileiro trocou o volante Fred pelo atacante Vinícius Júnior no intervalo. A mudança melhorou a performance da seleção brasileira, que passou a chegar com mais perigo na etapa final.

Até que, aos 26 minutos, Marquinhos tocou para Neymar, que, de primeira, enfiou para Lucas Paquetá, que bateu cruzado e mascado para superar Ospina e marcar o gol que garantiu o Brasil no Catar.

Próximos compromissos antes da Copa 2022

A seleção brasileira volta a entrar em campo na próxima terça-feira (16), quando enfrenta a Argentina, a partir das 20h30 (horário de Brasília), em San Juan.

Com a vitória conquistada, o Brasil segue isolado na liderança das Eliminatórias Sul-Americanas com 34 pontos. O resultado coloca o Brasil em mais uma Copa do Mundo com seis jogos de antecedência.

O Brasil é a terceira seleção classificada para a Copa do Mundo e, a partir de agora, precisa pensar em aprimorar o time, agendar amistosos fortes e entender o ranking de forças das seleções atuais.

Com o equilíbrio atual do futebol de seleções, o Brasil é candidato ao título. Mas são dez os possíveis campeões: Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Itália e Portugal.

Polêmica, política e a Copa 2022

Ainda falta um ano para a Copa do Mundo do Catar, mas o técnico Tite já tomou uma decisão: não irá a Brasília com a Seleção nem antes nem depois do torneio – mesmo em caso de conquista do hexacampeonato.

Copa 2022
Tite – técnico da Seleção Brasileira

O técnico teme que um eventual encontro com o presidente da república seja usado de forma política.

A Copa acaba em 18 de dezembro de 2022, ou seja, depois da eleição presidencial – o primeiro turno está previsto para 2 de outubro e o segundo, caso necessário, acontecerá no dia 30.

Independentemente do resultado das urnas, o presidente em exercício ainda será Jair Bolsonaro, cujo mandato termina no fim do ano que vem.

Seguro da escolha, Tite trata esta decisão como inegociável. Em 2018 ele também estava resolvido a não visitar o então presidente Michel Temer em caso de vitória na Copa da Rússia.

Copa 2022

A Copa 2022 , ou a Copa do Mundo FIFA de 2022, ou ainda o Campeonato Mundial de Futebol FIFA de 2022,  será a vigésima segunda edição deste gigantesco evento esportivo, um torneio internacional de futebol masculino organizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), que em 22 ocorrerá no Catar que é um país árabe, conhecido oficialmente como um emirado do Oriente Médio, e que ocupa a pequena Península do Catar .

O torneio será disputado em sete cidades-sede, com a bola rolando entre 21 de novembro e 18 de dezembro, período em que será a primeira vez que o torneio será disputado no final do ano.

A Copa 2022 , é histórica pois também será a primeira realizada no Oriente Médio e a última a ter o formato com 32 equipes participantes, já que a competição terá uma mudança no formato e número de equipes na próxima edição em 2026, sendo sediada também pela primeira vez em 3 países:  Canadá, Estados Unidos e México, mas com 48 equipes participantes.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também