14/06/2024 18:08

Defesa Civil de Taubaté encerrou setembro com o registro de 23 ocorrências de fogo

Defesa

A Defesa Civil de Taubaté encerrou o mês de setembro com o registro de 23 atendimentos a ocorrências de fogo em áreas de vegetação e mata na cidade, cerca de 17% menos que o mês de agosto e apesar da redução, alerta sobre o risco à saúde e segurança das pessoas que as queimadas podem provocar, além de danos ao meio ambiente e a vida dos animais silvestres.

Mesmo com a redução no mês de setembro, a Defesa Civil ressalta que ainda é necessário estar atento e com ações preventivas de conscientização da população, pois os números totais ainda registram alta. De janeiro até setembro deste ano foram 61 casos a mais de ocorrências que o registrado no mesmo período do ano passado, que somava 108 casos de queimadas no município. Somente de agosto a setembro foram 65 chamados de fogo em mato atendidos pelas equipes da Defesa Civil, 36 a mais que o mesmo período de 2020.

Durante todo o mês de setembro agentes da Defesa Civil atenderam chamados de queimadas em diversas localidades da cidade, Bairro Paiol, Cecap III, Monção, Residencial Estoril, área com vegetação próxima ao SEDES, Parque Três Marias, túnel do Estádio Joaquinzão na linha férrea, Esplanada Santa Terezinha, área atrás do Hotel Fazenda Mazzaropi, proximidades da Rodovia Presidente Dutra, proximidade da Fábrica LG e Chácara Ingrid, proximidades do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ na estrada dos remédios e diversos atendimentos nas áreas verdes do Parque Municipal Vale do Itaim. Outra ocorrência atendida pelas equipes foi o resgate de animal silvestre encontrado em uma residência na Chácara Silvestre, e resgate de um cão amarrado em área de mata atingida por queimada.

Além do enfrentamento contra as queimadas, a Defesa Civil realizou na Praça Dom Epaminondas ações de conscientização ao combate dos incêndios florestais em parceria com Policia Ambiental, Centro de Formação de Bombeiros Civis Azimute, Guarda Municipal, 1º Grupamento de Bombeiros Juvenis Florestais de Taubaté. Realizou também parceria de cooperação técnica entre a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e Secretária de Educação para regularização de unidades escolares com a entrega dos AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Ainda em setembro novos equipamentos para trabalho de combate a queimadas e outras situações de emergência foram adquiridos pela Defesa Civil, através da parceria firmada com Ministério Público e Poder Judiciário. E foi realizado um treinamento de técnicas de resgate e utilização de ferramentas, com vários voluntários que pretendem prestar serviço junto a Defesa Civil.

Defesa

Novos Equipamentos

A Defesa Civil de Taubaté adquire novos equipamentos para o trabalho das equipes, através de parceria com o Poder Judiciário e o Ministério Público firmada no mês passado, que teve como objetivo além do reconhecimento do trabalho, contribuir com o desempenho e fortalecimento da estrutura da Defesa Civil no atendimento à população.

Com a aquisição das novas ferramentas, materiais e equipamentos os agentes da Defesa Civil poderão desempenhar com mais precisão, agilidade e segurança as ações desenvolvidas no atendimento das ocorrências.

Entre os equipamentos adquiridos está uma motosserra completa com cinco capacetes para os operadores, óleos para o motor, 10 unidades de correntes, 10 limas médias 13/64, além de lubrificantes para o correto funcionamento do equipamento. Um motopodador com a capacidade de chegar nos pontos mais altos para ações que exijam o corte ou poda de galhos e um gerador de energia.

No dia 04 de agosto, a Defesa Civil realizou uma cerimônia de homenagens e agradecimentos com a entrega de placas de honrarias para o Promotor de Justiça e os juízes do Poder Judiciário que contribuíram com o empenho necessário para aquisição dos novos equipamentos.

Na ocasião também receberam homenagens com certificados, os agentes da Defesa Civil pelos trabalhos realizados no município.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também