03/03/2024 16:32

Em parceria com Estado, Jacareí abre 40 vagas de cursos profissionalizantes

parque tecnológico

Em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, Jacareí abriu, nesta semana, 40 novas vagas de cursos profissionalizantes gratuitos, por meio do programa Via Rápida. Os interessados poderão optar pelo curso de assistente administrativo, com carga horária de 60 horas, a ser ministrado no período da tarde, e informática básica, com 100 horas de duração, realizado durante a noite, ambos na modalidade a distância destaca a parceria.

Além da capacitação da parceria com o Governo, os estudantes aprovados receberão uma ajuda de custo única de R$ 210, após a conclusão do curso, com ao menos 75% de frequência. Para ter direito à bolsa-auxílio, além de estar desempregado, o estudante não pode receber seguro-desemprego ou outros auxílios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

As inscrições devem ser feitas pela página do Capacita Já, no site da Prefeitura, até o dia 7 de novembro. Já as aulas estão previstas para iniciar na segunda quinzena do mesmo mês. Podem se inscrever pessoas que tenham idade mínima de 16 anos, que morem em Jacareí, alfabetizadas.

Mais informações da parceria com o Governo, devem ser obtidas pelos telefones da Sala do Empreendedor de Jacareí: (12) 3955-9062, 99237-4733 ou e-mail: jacareisebraeaqui@gmail.com

parceria

Em parceria, Rede Municipal de Educação terá laboratório tecnológico

A Prefeitura de Jacareí em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, inaugura na sexta-feira (29), às 9h30, o Lec@ (Laboratório de Educação Criativa), que funcionará no Complexo Educacional Paulo Freire, localizado na Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino, 3595, Jardim Marcondes. O evento será realizado seguindo todos os protocolos sanitários contra a Covid-19.

O espaço começará a funcionar no próximo dia 3 de novembro, logo após o feriado, e será destinado aos professores da rede municipal que, a partir desta data, terão: formação tecnológica, estúdio para gravação de vídeo-aula, local de estudo, formação agendada de materiais didáticos e possibilidade de retirada dos materiais para utilização em sala de aula.

Responsabilidade

A responsabilidade do laboratório é da equipe de Ensino Híbrido da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a secretária-adjunta Danielli Villar, que explica:  “Este laboratório vai ajudar na utilização e escolha de materiais que são usados na escola. Em vez de comprar um material e mandar distribuir em todas as escolas, vai ter um pouco de cada material dentro desse laboratório”.

A secretária-adjunta complementa que no Lec@, os professores terão oportunidade de trabalhar e conhecer este material e, se eles gostarem, aplicar junto à equipe. “Aí sim, serão adquiridos para as escolas e distribuídos para o que for necessário. Com este laboratório, vamos trazer muitas tecnologias para a rede e usar de maneira mais assertiva com as escolas, ofertando mais modalidades de materiais didáticos diferenciados”, destacou Danielli.

parceria

Formações em Tecnologia

A secretária municipal de Educação de Jacareí, Maria Thereza Ferreira Cyrino, enfatiza: “Desde 2017, estamos implementando formações em tecnologia para nossos professores. Com a pandemia, aceleramos mais ainda este processo, com várias ações no CONECT@NDO JACAREÍ. Este, que seria um espaço do ‘Educador do Futuro’, passou a ser o grande Laboratório de Educação Criativa, o LEC@, visto que o futuro em tecnologia foi acelerado pela pandemia”.

Manual da Creche

Neste mesmo dia, também será lançado o ‘MANUAL DA CRECHE’ aos gestores, às 10h30, no Teatro Municipal Ariano Suassuna, localizado no mesmo espaço do Complexo Educacional Paulo Freire. É a primeira de muitas publicações de parceria da Secretaria Municipal de Educação de Jacareí, que serão lançadas no biênio 2021/2022, sob a orientação da professora Marta Cecília Amorim, diretora do Departamento Técnico Pedagógico.

O material contém diretrizes para todas as práticas que devem ser realizadas dentro das unidades de creche, padronizando o atendimento a todos os aspectos de aprendizagem, dentro das legislações vigentes. “Esta publicação encontra-se no portal www.educajacarei.com.br e tem sido referência para vários municípios do Brasil”, afirma a secretária municipal Maria Thereza.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também