03/03/2024 17:02

Lazer e cultura com Ópera e Feira dos Trilhos no Domingo (7)

lazer

Muito lazer e cultura com Ópera e a Feira dos Trilhos no Domingo. Compondo a programação da Agenda Cultural de novembro, a Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) traz a apresentação de Gianni Schicchi, uma Ópera Cômica baseada no Canto XXX do Inferno, da Divina Comédia de Dante Alighieri.

O espetáculo será às 17h, no Teatro Ariano Suassuna, dentro do Complexo Paulo Freire (antigo Educamais Jacareí, localizado na Av. Eng. Davi Monteiro Lino, 489). A entrada será gratuita e os ingressos serão retirados 1h antes do evento.

A apresentação faz parte do Corredor da Ópera no Vale do Paraíba, que começou em Caraguatatuba, depois percorreu as cidades de Campos de Jordão, Taubaté e São José dos Campos. A história é em torno de Buoso Donati, no qual morre e deixa em testamento toda sua fortuna para igreja.

Lazer

A família, cobiçando a herança, chama Gianni Schicchi para se passar pelo morto e alterar o testamento. Todos estão cientes de que a pena para esse tipo de crime é o exílio de Florença e o corte da mão direita. Imitando o falecido, Schicchi dá um golpe em toda a família e deixa os bens mais preciosos para si mesmo.

Paulo Abrão Esper, diretor geral e artístico da Cia Ópera São Paulo, interpretará Dante Alighieri no concerto. Para o jacareiense, que além de cantor lírico é produtor artístico e diretor cênico, “a apresentação no Teatro Ariano Suassuna será muito especial, pois finaliza o Corredor da Ópera no Vale do Paraíba de maneira grandiosa”. Esper ainda acrescenta que é a primeira vez na qual a Ópera da região percorre cinco cidades.

O espetáculo de lazer celebra os 700 anos da morte de Dante Alighieri, dentro do calendário internacional. Dessa forma, a Ópera Cômica, orquestrada musicalmente pela Orquestra Sinfônica de Taubaté e com produção da Cia Ópera São Paulo é uma realização do Consulado Geral da Itália em São Paulo, Istituto Italiano Di Cultura San Paolo e Amigos da Ópera de Jacareí e FCJ.

Lazer

Lazer na Feira dos Trilhos

Após sucesso na primeira edição de 2021, que marcou a retomada oficial do calendário de eventos e lazer na cidade, a Prefeitura de Jacareí realiza no próximo domingo (7) a segunda edição da Feira dos Trilhos de 2021. O evento será realizado entre a Praça Raul Chaves e o Pátio dos Trilhos, das 9h às 14h, no Centro da cidade, e contará com a presença de mais de 130 barracas, que venderão artesanatos e artigos personalizados, pratos típicos, cervejas artesanais, flores, souvenirs, acessórios, roupas, entre outros itens. A expectativa é que mais de três mil marquem presença.

Assim como na última edição, a Prefeitura disponibilizará serviços das Secretarias Municipais, como vacinação antirrábica, doações de mudas de plantas medicinais e aromáticas, orientações sobre o PAT e Banco Povo, dicas de descarte correto do lixo, Cadastro Único e demais programas da Prefeitura.

Outros destaques dessa edição estão por conta de mais lazer e show com o cantor Luis Sales, que levará ao público presente o som do sertanejo, pop e pagode, das 11h às 14h, e das aulas de dança, ritmo e funcional, das 10h às 11h.

Organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Fundação Cultural de Jacarehy, com a participação de ações integradas das demais secretarias da cidade, a Feira tem como objetivo criar oportunidades de negócios para os pequenos comerciantes e incentivar a economia criativa e solidária, além de tornar as manhãs de domingo mais atrativas, com lazer, diversão, cultura e gastronomia aos munícipes, no Centro de Jacareí.

Lazer

‘Mãos à Horta’!

“Como verdura desde pequena. É bem legal, porque é saudável. Todos comem verdura na minha casa”, fala, entusiasmada, a Ana Júlia de Souza, de 6 anos, aluna da EMEI Geraldina de Oliveira (no bairro Cidade Jardim), que é uma das escolas municipais participantes do projeto “Mãos à Horta”, desenvolvido entre as Secretarias de Meio Ambiente & Zeladoria Urbana e de Educação. Ana Júlia estava colhendo nesta quinta-feira (4), alface e capuchinha, junto com…leia mais…

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também