14/06/2024 17:48

Lazer e muita música no fim de semana em São José

lazer

Lazer garantido e muita música no fim de semana de feriado em São José dos Campos. Neste Mês da Música, a Caravana Zé da Viola segue com duas apresentações que homenageiam o mestre violeiro. Elas acontecerão por meio de lives transmitidas no canal do YouTube da FCCR (youtube.com/fccrsjc), direto das casas de cultura Eugênia da Silva e Rancho do Tropeiro, ambas da região leste de São José dos Campos.

O evento proporciona o encontro de ex-alunos e amigos de Zé da Viola, apresentando seus sucessores na arte de forma descontraída, com muita música e bate-papo.

Nesta sexta-feira (12), haverá a participação especial do professor Ricardo Vieira, que ministra aulas de violão e viola caipira na Fundação Cultural Cassiano Ricardo desde 2007, dando continuidade ao trabalho de Seu Zé. No dia 30, o músico, ator e professor Fábio Miranda, da FCCR, estará entre os convidados, somando ao evento sua experiência e trajetória para o lazer do público.

lazer

Quem foi Zé da Viola?

José Soares da Silva, mais conhecido como Seu Zé da Viola, era um talentoso violeiro, tornando-se um ícone nessa arte. Recebeu o título de Mestre da Cultura Popular por intermédio da FCCR e ensinou a centenas de alunos a arte de pontear a viola com os clássicos da cultura caipira nas casas de cultura da cidade. Ele faleceu em no dia 26 de fevereiro deste ano, deixando um legado inestimável para a cultura regional.

Programação 

Dia 12, às 19h

Casa de Cultura Eugênia da Silva

Dia 30, às 19h

Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Villela

lazer

Lazer no Cine Santana

Em novembro, a Temporada do CET (Centro de Estudos Teatrais) realiza uma série de espetáculos que acontecerão no Cine Santana, na região norte de São José dos Campos, presencialmente. As apresentações também serão transmitidas, simultaneamente, por meio do canal do YouTube da Fundação Cultural.

Em sintonia com a programação de lazer do Mês da Música, as apresentações desta temporada trazem uma pegada musical. A Cia Teatro da Cidade abre com a peça “Um Dia Ouvi a Lua”, seguido pela apresentação “Santo de Casa”, do grupo Cia Cultural Bola de Meia, e finaliza com “Piaf, Um Diamante Bruto”, por Catarina Crystal, Eduardo Planchêz e Glad Azevedo.

Os espetáculos são gratuitos com reserva de ingressos dois dias de antecedência, por meio deste link.

Programação

Dia 13, às 21h

Um dia ouvi a Lua
Cia Teatro da Cidade
Ficha Técnica
Dramaturgia: Luís Alberto de Abreu
Direção Geral: Eduardo Moreira
Elenco: Andréia Barro, André Ravasco, Caren Ruaro, Carol Grignoli, Laura Ramalho e Romulo Scarinni

Sinopse: Inspirada nas canções “Adeus, Morena Adeus”, “Cabocla Teresa” e “Rio Pequeno”, gravadas pela famosa dupla caipira Tonico & Tinoco, a peça narra a história das mulheres Beatriz, Teresa e Sá Maria, que invertem os valores machistas das narrativas dessas composições, conhecidas do cancioneiro popular brasileiro, recriando-as do ponto de vista feminino.
Classificação etária: 12 anos

Veja um das apresentações:

Festança para a criançada

Na próxima segunda (15), das 10h às 17h, o Centro Cultural Clemente Gomes garante o lazer do público com uma programação voltada para o público infantil, com diversos shows para toda a família, oficinas culturais e um Parque de Bambu para a diversão da criançada.

O Parque de Bambu é uma instalação sonora para crianças, jovens e famílias brincarem e experimentarem, de forma livre e interativa, a diversidade de sons e ritmos, com muita criatividade e musicalidade.

Com a oficina “Reciclaí”, pais e filhos terão a oportunidade de conhecer diversos instrumentos de percussão feito com material reciclado. O objetivo é levar a música para dentro de casa e preservar o meio ambiente.

As apresentações musicais trarão shows para todas as idades, repletos de interações e uma submersão ao mundo da música.

lazer

Programação

10h30 – Grupo Vira Cambota / Brinca Comigo?
11h30 – Grupo Passarinheiros / Andanças Passarinheiras
14h – Cia do Farol / Canto de Coruja
15h30 – Cia Cultural Bola de Meia / Canoa Minha Canoa

Centro Cultural Clemente Gomes
Av. Olivo Gomes, 100 Parque da Cidade

Hey DJ

lazer

Neste domingo (14) o lazer é certo com a mostra “DJ’s In da House”, no Galpão Altino (Parque da Cidade), às 18h, com exibição simultânea canal no YouTube da Fundação Cultural (youtube.com/fccrsjc). Com DJ’s convidados, a mostra tem o objetivo de promover a expressão artística lazer, e os valores da cultura urbana.

A mostra integra a programação do Mês da Música 2021, nos estilos black e suas vertentes, composta por gêneros musicais que emergiram ou foram influenciados pela cultura de descendentes africanos; e eletrônica e suas vertentes, sendo um dos gêneros mais flexíveis que permite fusões com outros gêneros musicais.

O evento terá a participação dos DJ’s Erick Jay, conhecido por ser um dos mais consagrados no estilo black no Brasil e indicado a diversos prêmios nacionais e internacionais; e da DJ Loverlock, no estilo eletrônica tech house, DJ residente no Canal BPM e no Canal DJ.

A mostra também vai promover uma competição entre o DJ’s, que concorrerão ao título de “Melhor DJ da Mostra In da House”. Confira a lista dos artistas selecionados pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, por meio de edital.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também