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20/09/2024 11:48

20 de julho aniversário de Santos Dumont

Santos Dumont completa em julho 149 anos de seu nascimento e 90 anos de sua morte.

Alberto Santos Dumont é popularmente conhecido como “o pai da aviação”, mas talvez ele não merecesse carregar tal fama. Mas por um motivo bastante nobre: Santos Dumont foi muito mais do que isso.

Santos Dumont projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Esse mérito lhe é garantido internacionalmente pela conquista do Prêmio Deutsch em 1901, quando em um voo contornou a Torre Eiffel com o seu dirigível Nº 6, transformando-se em uma das pessoas mais famosas do mundo durante o século XX.

Ao menos oito inovações tecnológicas estão diretamente vinculadas ao pioneirismo do inventor brasileiro.

Santos Dumont foi o primeiro a criar a navegação área – um conceito muito mais amplo, que consiste em conduzir uma aeronave, em vez de ser conduzido erraticamente por ela. O primeiro a voar com motor movido a explosão; o primeiro a ter um voo homologado; o inventor do motor de cilindros opostos (até hoje usados); o primeiro a fabricar um avião em série; o inventor do relógio de pulso; o precursor da patente livre; o primeiro a trazer ao Brasil um automóvel movido a petróleo.

Nasceu em uma família muito rica porque seus pais eram donos de plantações de café. Dedicou sua vida à aeronáutica e à aviação e passou seus últimos anos deprimido por ver o avião ser usado na guerra.

Alberto Santos Dumont nasceu em 20 de julho de 1873, em um sítio que ficava em Cabangu, atualmente conhecida como cidade de Santos Dumont, em Minas Gerais. Santos Dumont descendia de uma família francesa, uma vez que seu pai, Henrique Dumont, era filho de François Dumont e Euphraise Honoré, dois franceses que vieram ao Brasil em busca de pedras preciosas.

Família de Santos Dumont

O pai de Santos Dumont era engenheiro por formação, tendo trabalhado na construção de estradas de ferro. Depois, ele decidiu adquirir terras no interior de São Paulo e dedicou-se ao cultivo do café, uma das atividades mais lucrativas do Brasil no final do século XIX. Sendo assim, Santos Dumont nasceu em uma família bastante rica.

Dona Francisca de Paula Santos, mãe de Santos Dumont, era filha de um comendador, portanto, também vinha de uma família de posses. Do casamento de Francisca com Henrique, nasceram oito filhos, dos quais Alberto Santos Dumont foi o sexto homem.

Santos Dumont o navegador dos ares

Dono de uma personalidade forte, esse cientista de 1,55m de altura talvez fosse conhecido hoje como um grande “marqueteiro”. Para conquistar a opinião pública, lançou mão de estratégias incomuns à época. Em 1900, doou um prêmio de 100 mil francos aos pobres de Paris – montante suficiente para comprar um luxuoso castelo. Em 1903, também em Paris, estimulou que a americana-cubana Aída d’Acosta se tornasse a primeira mulher a pilotar um dirigível; no mesmo ano, desceu com seu balão número 9 no meio de uma corrida de cavalos. Também inovou ao levar um menino americano de dez anos a um passeio aéreo e depois promover o primeiro voo noturno.

Santos Dumont 14 Bis
[Collection Jules Beau. Photographie sportive] : T. 33. Années 1906 et 1907 / Jules Beau : F. 15. [Les étapes de l’aviation. Nouveau triomphe de Santos-Dumont. 12 novembre 1906];
– Em 1901 ele era o “Rei do Ar”, a figura mais conhecida do mundo. Um ano depois, Thomas Edison, nos Estados Unidos, lhe diz que as invenções dos balões não servem para nada. Santos Dumont, então, sente-se desafiado e faz uma série de extravagâncias: deixa uma aeronauta voar, leva um menino no balão, faz passeio noturno. Um inequívoco interesse de aparecer, de se destacar no “vale-tudo” da belle époque francesa. Depois disso, chega ao Brasil justamente no dia 7 de setembro de 1903. Nas fotografias, ele sempre aparecia impecavelmente vestido. Então, Santos Dumont era, sim, o que hoje chamamos de marqueteiro – diz Henrique Lins de Barros, um dos maiores estudiosos sobre Santos Dumont.

No entanto, as fantásticas realizações do inventor – somadas às brilhantes estratégias de divulgação – não foram capazes de lhe garantir um espaço adequado no ensino de Ciências nos colégios brasileiros. Seu legado, lamenta Henrique Lins de Barros, ainda é encarado de forma depreciativa, ou mesmo simplória, no país.

– Aqui ele virou apenas “o pai da aviação”, um cara que um dia voou de avião. É muito, mas muito além disso – destaca o pesquisador.

 

A partir de 1897, Dumont iniciou seus primeiros testes no ramo da aeronáutica. Daí em diante, ele dedicou largos anos de sua vida, primeiro, à produção de dirigíveis e, depois, à de aviões. Seu primeiro dirigível foi usado em fevereiro de 1898, mas fracassou, só conseguindo ter um voo de sucesso na sua terceira tentativa, em setembro do mesmo ano. Nessa ocasião, Santos Dumont chegou a 400 metros de altura.

Em novembro de 1901, um de seus dirigíveis garantiu-lhe um prêmio. Em 4 de novembro, ele concorreu ao Prêmio Deutsch, que consistia em cumprir um trajeto em Paris pilotando um dirigível por até 30 minutos. Santos Dumont alcançou o feito e recebeu 129 mil francos pela sua conquista, mas ele não ficou com o dinheiro: deu metade para a equipe que o ajudou a construir o dirigível, e a outra metade distribuiu entre pobres parisienses.

Santos Dumont

Nesse período, Dumont dedicou-se ainda a projetos de outros dirigíveis, sempre procurando melhorar suas construções. Ele chegou a fazer passeios em Paris usando-as e era uma das personalidades mais conhecidas dessa cidade no começo do século XX. Foi somente em 1905 que ele iniciou os testes para desenvolver uma aeronave que fosse mais pesada que o ar.

Desses projetos nasceu o 14-Bis, aeroplano desenvolvido por Santos Dumont, com um motor de 50 cavalos de potência. O 14-Bis teve dois voos destacados: o primeiro aconteceu em 23 de outubro de 1906, com 60 metros de altura. O segundo voo foi assistido por membros da Federação Aeronáutica Internacional (FAI), no dia 12 de novembro de 1906, fazendo um voo de 220 metros a seis metros de altura em Paris.

PROFECIA DE SANTOS DUMONT SOBRE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS SE CONCRETIZOU
Santos Dumont profetizou que seria necessária a criação de uma escola de engenharia aeronáutica, onde professores e alunos vivessem no mesmo Campus, morando dentro da escola para que fosse possível a formação de um corpo técnico para criação de uma indústria aeronáutica no Brasil
E foi durante um de seus vôos que Santos Dumont sobrevoou São José dos Campos em 1.918, e disse que seria muito bom que essa escola se instalasse em nossa região ele escreveu em suas anotações: “Porque para mim parece que por aqui existam “campos bons”.
Depressão e suicídio

Alberto Santos Dumont morreu em 23 de julho de 1932, no banheiro do Grand Hôtel de La Plage, na cidade balneária de Guarujá (SP), um ano depois de voltar da França. A família já pressionava para que ele voltasse, por temer o agravamento de sua saúde – Alberto sofria de depressão profunda. Enforcou-se, aos 59 anos. Seis anos antes, havia enviado uma solicitação à Liga das Nações: que o avião fosse proibido em guerras. O apelo não deu certo. Mas, desde cedo, Alberto não se iludia: ainda em 1901, ele relatava em seus escritos, que o futuro da aeronáutica seria a guerra. Outra “invenção” que – esta infelizmente – também se concretizou.

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