Está em dúvida sobre o que fazer em Taubaté? Confira 5 opções de passeio que não podem faltar no seu roteiro!
Você sabe o que fazer em Taubaté? Acredite, a cidade tem muitos atrativos e opções turísticas. Por isso, é uma ótima cidade para visitar, tanto sozinho quanto em família ou com amigos. Afinal, tem alternativas para ter contato com a natureza, conhecer a história e aproveitar.
Assim é o turismo no Vale do Paraíba, região cheia de cidades encantadoras para visitar. Taubaté é apenas uma delas. Então, que tal saber mais sobre os atrativos e começar a programar sua viagem? Leia o texto e conheça as alternativas.
Quando ir para Taubaté?
Para saber o que fazer em Taubaté, tudo começa com a programação do melhor período do ano. Nesse sentido, a época mais apropriada para realizar atividades de clima quente é do meio de abril até o fim de setembro. Isso porque o inverno é curto e bastante agradável. Além disso, ao longo do ano, as temperaturas ficam entre 12°C e 31°C.
Portanto, você consegue aproveitar todas as atividades turísticas com um clima ameno. Agora, se quiser aproveitar as praias que ficam em cidades próximas, como as praias de Ubatuba, aproveite o verão. Esse período do ano é caracterizado por ser bem quente e abafado. Ainda tem bastante chuva e o céu costuma ficar encoberto.
Quais são os principais pontos turísticos de Taubaté?
Existem vários lugares interessantes que justificam o que fazer em Taubaté. A seguir, listamos as 5 principais opções para você conhecer e programar o seu roteiro de viagem. Assim, pode até viajar gastando pouco. Então, que tal conferir as alternativas de passeio?
1. Museu Monteiro Lobato
Localizado na chácara onde o avô do escritor morava, o Museu Monteiro Lobato está no verdadeiro Sítio do Pica-Pau Amarelo. Por isso, é o lugar ideal para conhecer a infância do autor e as inspirações para criar os personagens famosos da literatura: Pedrinho, Emília, Visconde de Sabugosa, Narizinho etc.
Para recompor esse clima, o museu conta com biblioteca, móveis originais, quadros e exemplares verdadeiros de Monteiro Lobato. À tarde, peças teatrais são encenadas. Por isso, vale a pena ver qual é a programação. A visitação está disponível de terça-feira a domingo, na Avenida Monteiro Lobato.
2. Museu Amácio Mazzaropi
Amácio Mazzaropi produziu mais de 20 filmes, que são vistos até hoje. Todos narram sua vida pessoal, o que fez o ator e cineasta ficar conhecido como um verdadeiro representante do brasileiro. Como ele morou por muitos anos em Taubaté, existe um museu em sua homenagem.
No local, você poderá ver câmeras, cenários originais de suas obras, equipamentos cinematográficos utilizados, roupas, projetores, fotos e documentos. Ou seja, é uma maneira excelente de conhecer a história do cinema nacional. A visitação acontece de terça a domingo, na Estrada Municipal Amácio Mazzaropi.
3. Mercado Municipal
Se você quer saber o que fazer em Taubaté no que se refere à gastronomia, visite o Mercado Municipal. Esse é um dos pontos turísticos do gênero mais importantes. Inclusive, é histórico, tendo sido inaugurado em novembro de 1889.
No local, são comercializados doces caseiros, frutas, verduras, flores, artesanatos e outros produtos. Nos fins de mercado, os arredores recebem a Feira da Barganha. Esse evento começou ainda no período colonial.
4. Cachoeira do Caipira
Existem várias cachoeiras em Taubaté. A do Caipira fica na Estrada do Macuco e é de fácil acesso. Ela não forma uma piscina natural, mas a queda d’água é alta e tem boa infraestrutura. Com isso, você pode aproveitar e tomar um banho refrescante nos dias de calor.
5. Cachoeira da Pedra Grande
A Cachoeira da Pedra Grande tem 45 metros de queda e fica a cerca de 50 minutos do centro da cidade. A trilha é de nível moderado. No entanto, você pode aproveitar para ver outras 6 cachoeiras que ficam no local. Elas são:
- das Andorinhas;
- Arco-Íris;
- Bromélia;
- dos Macacos;
- Luminosa;
- Encantada.
Então, agora que você sabe o que fazer em Taubaté, que tal marcar a sua viagem? Faça um roteiro, organize uma excursão e programe-se. Você verá que a cidade e a região têm muito a oferecer.