12/04/2024 14:23

Obras do anel viário de Jacareí seguem próximo a Via Dutra

obras

Nos próximos dias, a Prefeitura de Jacareí completará uma importante etapa das obras do anel viário. Será concluída a avenida marginal, que faz a ligação entre o Parque Meia Lua e a avenida Malek Assad. Toda esta região contará com mais uma opção de acesso, com infraestrutura completa, sem depender da Rodovia Presidente Dutra.

Já foram realizadas as obras de drenagem e de geotecnia em toda a nova avenida, para garantir qualidade e durabilidade da pista implantada no local, que possui o solo mole. “Foi um grande desafio garantir a estabilidade da via, que contou com soluções técnicas de engenharia”, explicou o secretário de Governo e Planejamento de Jacareí, Celso Florêncio.

No momento, o trecho está recebendo asfalto do tipo “borracha”, constituído por cerca de 15% de pneu reciclado, o que contribui exponencialmente com o meio ambiente. No trecho de continuação da avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino, as obras de terraplanagem e drenagem foram concluídas até o local próximo à região da Secretaria de Infraestrutura.

Está sendo implantada, também, uma rotatória que irá comportar todo o tráfego esperado no entroncamento com a avenida Getúlio Vargas, que já conta com guias, sarjetas e base para pavimentação no sentido bairro-centro. As autorizações ambientais foram obtidas junto aos órgãos competentes antes do início das obras, e a prefeitura já realizou quase que totalmente o plantio compensatório pela intervenção viária.

obras

PRODUS

A empresa responsável pelas obras, contratada em 2019 pela Prefeitura de Jacareí, é a Land Vale Construções Ltda., para a elaboração e revisão do projeto executivo, licenciamento junto aos órgãos competentes e implantação de novo sistema viário, além do fornecimento de material, mão de obra e equipamentos.

Estas obras fazem parte do Programa de Desenvolvimento Urbano e Social de Jacareí (PRODUS), financiado com recursos do contrato de empréstimo firmado entre o município e o CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina).

Conselho Gestor do Plano Diretor

A eleição dos representantes da sociedade civil, que irão integrar o Conselho Gestor, para a revisão do Plano Diretor do Município, será retomada pela Prefeitura de Jacareí. A votação ocorrerá em nove sessões públicas eleitorais, distribuídas nas cinco regiões da cidade (Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro), no próximo dia 6 de novembro, das 9h às 17h.

O Conselho Gestor é o grupo formado por 12 representantes da Sociedade Civil e sete do Poder Público Municipal, responsável por toda a coordenação do processo de revisão do Plano Diretor. Anteriormente marcado para maio, o processo eleitoral foi suspenso por conta das restrições impostas na época, pelo Plano São Paulo, de enfrentamento à pandemia de Covid-19.

“A exemplo do que já está ocorrendo em outras cidades, vamos retomar a eleição do Conselho Gestor de revisão do Plano Diretor, seguindo à risca todos os protocolos de saúde. Queremos garantir que toda a população possa participar com segurança deste processo de construção de uma cidade melhor”, destacou o secretário de Governo e Planejamento de Jacareí, Celso Florêncio.

Boletim Oficial

Os editais com a divulgação das regras relativas à eleição, da votação, convocação, protocolos de saúde, ratificação das candidaturas, indicação de fiscais, apresentação de denúncias de propaganda eleitoral irregular, entre outras disposições, foram publicados no Boletim Oficial do Município, desta sexta-feira (1º).

Confira o local de votação mais próximo da sua casa:

NORTE – Parque Meia Lua – EMEF Prof. Beatriz Junqueira da Silveira Santos –  Rua Alcides Arnaldo Taino, nº 1240

SUL – Parque Santo Antônio – EMEF Prof. Tito Máximo – Praça Luiz Sipulo Filho, nº 81

SUL – Jardim Paraíso – EMEF Conceição Magalhães Aparecida Silva – Rua Expedicionário Lourenço Nogueira, nº 211

LESTE – Cidade Salvador, EMEF Prof. Joaquim Passos e Silva – Rua Mogi das Cruzes, nº 441

LESTE – Parque Califórnia – EMEI Antônio Lelis Vieira – Av. Dr. João Vítor Lamanna, nº 72

OESTE – Conjunto 1º de Maio – EMEIF Tarcísio Francisco Barbosa – Rua dos Professores, nº 120

OESTE – Jardim Esperança – EducaMais Esperança – Avenida Lucas Nogueira Garcez, nº 395

OESTE – Vila Garcia – EMEF José Éboli de Lima, Rodovia General Euryale de Jesus Zerbini, nº 1.023, São Silvestre

CENTRAL – Centro, EducaMais Centro, Rua Alfredo Schurig, nº 20

 

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também