O número de processos aprovados (alvará de construção, legalização de empreendimentos, certidões diversas, entre outros pedidos) chegou a 365 em julho deste ano contra 259 registrados em julho de 2020, crescimento de 30% em um ano. O total de processos protocolados em julho de 2020 subiu de 401 para 512 em julho deste ano.
Empreendimentos e o plano diretor
De acordo com a prefeitura, o aumento de projetos protocolados e aprovados foi alavancado pelas mudanças no plano diretor (2018) e na lei de zoneamento (2019). Outra explicação está nos índices de segurança e qualidade de vida que a cidade tem alcançado nos últimos anos. São José ocupa espaço de destaque entre as melhores cidades para se viver e se investir em todo o Brasil.
Cidade Inteligente
São José dos Campos investe em tecnologia para melhorar a vida das pessoas, garantindo o desenvolvimento econômico e social da cidade, promovendo a inclusão, a aproximação e conectividade dos moradores.
O conceito de Cidade Inteligente está presente em todas as áreas da gestão pública, como saúde, educação, mobilidade urbana e segurança pública.
Entre os indicadores já levantados pela Prefeitura e apresentados à ABNT para validação, estão dados sobre a economia municipal, implantação da iluminação LED, números de veículos de baixa emissão registrados na cidade (100% da frota da Guarda Municipal está equipada com carros elétricos) e vias cobertas por informações de tráfego e alertas, caso dos semáforos inteligentes.
Também são consideradas iniciativas importantes para validar São José como Cidade Inteligente e sustentável, o Centro de Segurança e Inteligência, com a instalação de 1.000 novas câmeras com reconhecimento facial, a Linha Verde, corredor sustentável de transporte público, monitoramento por satélite de todo o território municipal, consulta de medicamentos pela internet, entre outras ações.
Com o processo de certificação, gestores públicos terão acesso a dados padronizados e auditados por organismo independente, que serão usados para orientar decisões de gestão e planejamento.
Centralidades
De acordo com a prefeitura, o novo plano diretor consolidou centralidades e estimula novos bairros a serem cada vez mais independentes da região central em serviços, comércio e geração de renda.
Ainda Segundo a administração, há descontos para empreendedores que investirem nessas centralidades e que adotarem conceitos de sustentabilidade na construção, com menos impacto ambiental, menor geração de resíduos e mais geração de empregos.
A consolidação do home office pelas empresas foi outro fator que contribuiu para o aumento de novos empreendimentos em São José. Sem precisar morar perto do trabalho, a busca por qualidade de vida tem beneficiado cidades com boa infraestrutura num raio de 100 quilômetros da capital, como São José dos Campos
Empreendimentos e Mobilidade
A Prefeitura tem investido em mobilidade sustentável com o foco na qualidade de vida das pessoas e no cuidado com o meio ambiente. Entre as obras, está o projeto do bairro ciclável, que será iniciado no Chácaras Reunidas, região sul de São José dos Campos.
No início de 2017, São José contava com 79 quilômetros e ciclovia e atualmente são mais de 150 quilômetros. Com o aumento de quase 100% da malha cicloviária, a Prefeitura tem implantado paraciclos – estacionamentos de bicicletas – em diversos pontos da cidade. Agora, serão implantados mais 23 paraciclos em todas as regiões do município.
Com o objetivo de tornar os trajetos ainda mais acessíveis, serão implantadas cerca de 1.150 rampas de acessibilidade, com prioridade nos principais corredores da cidade.