12/04/2024 14:25

Conheça os 6 principais parques de São José dos Campos

Parques de São José dos Campos
São José dos Campos, das praças e dos parques

A cidade de São José dos Campos se destaca por ser uma cidade privilegiada com praças públicas muito bem conservadas e principalmente por serem muito bem frequentadas pela população. Afinal qualidade de vida não diz respeito somente ao comércio, mobilidade e transporte, mas também às opções de lazer e entretenimento que uma cidade deve proporcionar.

Cheia de áreas verdes por toda a cidade São José dos Campos também tratou de oferecer lazer em parques com diversas opções para seus frequentadores aqui você encontrará as informações sobre os principais parques de São José dos Campos.

Quem é da região já sabe que São José é a pedida perfeita para quem deseja encontrar cultura, tecnologia, tradição e, principalmente, belíssimas paisagens em que você encontrará vários espaços para descansar e se conectar com o Vale do Paraíba.

Esse é o caso dos Parques Vicentina Aranha e Santos Dumont e de muitos outros parques recém inaugurados pela Prefeitura.

Abaixo listamos os principais parques da cidade, seus diferenciais e quais atividades podem ser realizadas em cada um deles.

Parque Santos Dumont

Para começar, falaremos sobre o mais antigo e mais tradicional da cidade, o Parque Santos Dumont. Inaugurado na década de 1970, o parque está situado no centro da cidade e ocupa uma área de mais de 45 mil m². Ao visitá-lo, você encontrará muito verde, assim como algumas estruturas próprias para o lazer e a prática de atividades físicas.

Pista de caminhada e de skate, playground e equipamentos de ginástica ao ar livre estão na lista. Já para quem prefere um programa mais tranquilo, é possível visitar o jardim japonês, onde também encontrará um lago próprio para a criação de aves e peixes.

Acha que acabou? Tem mais: para homenagear Alberto Santos Dumont, o famoso “pai da aviação”, o espaço reúne um acervo de exemplares da aeronáutica, com réplicas de aeronaves, protótipos de aviões e, inclusive, maquetes de foguete. Vale a pena conferir de perto!

Parque Ribeirão Vermelho

Ainda pouco conhecido por moradores de outros bairros da cidade, está o Parque Ribeirão Vermelho, situado na região oeste, no bairro Urbanova. Indicado para quem deseja aproveitar ao máximo o tempo livre, a área possui um total de 250 mil m², além de quadra de tênis, playground e pista de skate.

Aliás, existem outras comodidades que merecem o destaque. Entre elas, está a pista de caminhada e uma ciclovia, que dá acesso a um bosque repleto de mata nativa para que os frequentadores possam se aproximar da natureza.

E não podemos esquecer das famosas piscinas verticais — jatos que saem diretamente do chão e servem para um banho bem agradável para as crianças ao longo das temporadas mais quentes do ano. Se gostou e deseja visitar, o local está aberto de segunda a sexta-feira, das 7h até às 22h. Aos sábados, domingos e feriados, a entrada é das 7h até às 18h.

Parque Vicentina Aranha

Temos aqui um local que carrega uma história interessantíssima, o Sanatório, que virou hospital e virou parque. Nos anos 1920, a cidade inaugurou o Sanatório Vicentina Aranha. Na época, o espaço era o principal da região com foco em tratamento de tuberculose, sendo também, um dos mais indicados da América Latina.

Parque Vicentina Aranha
Parque Vicentina Aranha

Acontece que, com o tempo, essa estrutura acabou sendo desativada, sendo somente reaberta em 2007, graças a uma ação da Prefeitura Municipal de São José dos Campos. Atualmente, a localidade é considerada um patrimônio histórico e tombado, ocupando uma área de mais de 84 mil m² e muito verde.

Lá, existem trilhas exclusivas para caminhada e pavilhões projetados por Ramos de Azevedo. Em média, o parque recebe 70 mil visitantes mensais e realiza uma série de atividades com foco em cultura, atividades físicas e oficinas gratuitas.

Parque Alberto Simões

Outro parque inaugurado há poucos anos é o Parque Alberto Simões, pensado para atender um público jovem com atividades, digamos mais radicais. No Parque existem muitas opções de entretenimento. Uma das mais procuradas pelo público, é a chamada Skate Park, formada por pista de skate, patins in line e BMX street.

Depois, há também tirolesas, paredões próprios para a prática de escalada e, de quebra, uma estrutura completa para arvorismo, onde pessoas de diferentes idades podem aproveitar os dias de folga em família.

Ficou com vontade de conhecer? O horário de funcionamento do espaço é de terça a sexta-feira, das 6h até às 20h. Aos sábados, domingos e feriados, a entrada está liberada entre 6h e 18h.

Parque da Cidade

Também chamado de Parque Municipal Roberto Burle Marx, este é um dos principais parques de São José dos Campos. Ocupando mais de um milhão de m², o espaço era, antigamente, a famosa Fazenda da Tecelagem Parahyba.

Nesse amplo local, os visitantes podem aproveitar inúmeros diferenciais, como uma linda paisagem formada por palmeiras, jardins, lagos, bosques e ilhas artificiais. E por falar em jardins, todos esses espaços foram criados por Roberto Burle Marx, um artista plástico brasileiro e que ficou reconhecido internacionalmente pelos seus trabalhos como paisagista.

De todos os seus atrativos, também destacamos o excelente contato que as pessoas podem ter com a natureza. No local, os visitantes conseguem realizar passeios, conhecer espécies de folhagens nativas e uma variada fauna. As crianças adoram!

Parque Takeo Kacuta

O fim de semana ficou mais animado na região sudeste de São José dos Campos com o novo Parque Takeo Kacuta, nos dias de sol, muitas famílias aproveitaram para desfrutar do espaço de lazer.

Parque Takeo Kacuta
Crianças se divertem no Tobogã

O parque, recém inaugurado e aberto ao público, está sendo construído em etapas, já conta com playground, passeios, rampa de escalada e tobogãs para crianças.

O Parque Takeo Kacuta também oferece equipamentos de esporte, lazer e contemplação. São 13 mil mudas de árvores nativas do Cerrado, que passam a proteger as nascentes que formam o lago do Santa Júlia. O local tem ainda uma ciclovia e um mirante de 140 metros quadrados, feito com madeira ecológica.

A visitação ao parques seguem todos os protocolos sanitários da pandemia. Adultos e crianças com mais de 2 anos devem usar máscaras e observar o distanciamento.

Qualidade de Vida

Para quem busca mais qualidade de vida São José dos Campos é uma cidade completa, que oferece excelentes oportunidades e serviços em saúde, educação, cultura e lazer. Além dos Parques você ainda terá excelentes alternativas para se divertir e relaxar, aumentando significativamente, a sua qualidade de vida e do restante de sua família.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também