13/04/2024 12:04

Saúde: Moradores aprovam ações da prefeitura de São José dos Campos

saúde

Moradores aprovam ações de saúde da prefeitura de São José dos Campos nos bairros Santa Bárbara e das Lavras, em São Francisco Xavier, do Programa Saúde + Com Você, da Prefeitura de São José dos Campos.

As ações foram desenvolvidas por profissionais da Secretaria de Saúde com o objetivo de levar informação para todos os cantos da cidade, sem distinção geográfica ou econômica.

“Gostei de participar, aqui temos uma orientação melhor para não nos machucarmos e cuidarmos da saúde. Fiz os exames e fui orientado no que tenho que maneirar”, diz Francisco Soares da Silva, morador do bairro das Lavras.

Ações

Com presença  de pessoas de todas as idades foram transmitidas orientações sobre planejamento familiar, higiene bucal, cuidados com idosos, prevenção de câncer e acidentes domésticos, importância do pré-natal, crescimento e desenvolvimento da criança e vacinação, além de ressaltar o direito do atendimento em saúde para adolescentes desacompanhados dos responsáveis.

“Nós conversamos e explicamos o que precisamos para os profissionais. Quando falamos das necessidades, eles tentam resolver, deixando mais rápido o atendimento”, afirmou Lourdes Aparecida Vilela, moradora do bairro das Lavras.

No Saúde + Com Você também são realizados testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis e verificação de pressão arterial e glicemia capilar.

A programação dos bairros segue a necessidade que os pacientes apresentam. Foram planejadas 5 ações para o distrito de São Francisco Xavier.

A próxima data com atividade é dia 21 deste mês, na região do centro. No dia 11 de novembro, o Saúde + Com Você estará no bairro Rio do Peixe e em 9 de dezembro, o Rio Manso.

saúde
vacina para Covid-19

Reforço

Nesta quinta-feira (14) a vacinação contra a covid-19 segue com novidade em São José dos Campos para a 3ª dose.

Podem tomar a dose de reforço os idosos com 60 anos ou mais, desde que respeitem o intervalo de 6 meses ou mais da 2ª dose. O mesmo intervalo é necessário para a 3ª dose dos trabalhadores da Saúde.

Os dois públicos podem se vacinar nas Casas do Idoso e UBS’s Resolve (exceto a do Jardim das Indústrias) das 8h às 17h e no Colégio Tableau das 8h às 21h.

A 3ª dose também está disponível para adultos com 18 anos ou mais com alto grau de imunossupressão, com intervalo de 28 dias da dose anterior. Nesse caso, a vacina só pode ser tomada nas UBS’s Resolve (exceto Jardim das Indústrias) das 8h às 17h.

2ª dose

Nesta quinta-feira recebem a 2ª dose quem tomou Pfizer até 19 de agosto, AstraZeneca até 30 de julho e Coronavac até 28 de setembro. Os três públicos também podem se vacinar nas Casas do Idoso e UBS’s Resolve (exceto Jardim das Indústrias) das 8h às 17h e no Colégio Tableau das 8h às 21h.

1ª dose

Nos mesmos locais são aplicadas vacinas em 1ª dose para pessoas com 12 anos ou mais sem comorbidades.

Quem tem comorbidades, deficiências, é gestante ou puérpera de até 45 dias precisa procurar as UBS’s Resolve das 8h às 17h para se vacinar.

Balanço

Desde o início da vacinação, a Prefeitura de São José dos Campos já aplicou mais 1.056.401 imunizantes contra a covid. Foram 574.905 em 1ª dose (95,2%), 443.433 em 2ª dose e 16.141 em dose única (76.1%) e 21.922 em 3ª dose (3.6%).

Por conta da campanha de multivacinação voltada a crianças e adolescentes, durante as quartas-feiras do mês de outubro as 40 UBSs Resolve estão se dedicando exclusivamente à atualização das carteirinhas infantis. Na quinta-feira (14) e na sexta-feira (15), as unidades voltam a imunizar todos os públicos também contra a covid.

Quem precisa tomar a primeira, segunda ou terceira dose deve procurar uma das quatro unidades da Casa do Idoso, das 8h às 17h, ou o Colégio Tableau, das 8h às 21h.

Informações completas sobre todos os públicos, documentos necessários para se vacinar, períodos de intervalo entre as vacinas, horários e locais da vacinação estão no site da Prefeitura de São José dos Campos e nas redes sociais.

 

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também