Durante o mês de novembro, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Taubaté, realiza a Campanha Novembro Azul, com ênfase para detecção precoce do Câncer de Próstata. Semanalmente as unidades de saúde promovem ações de cuidados ao público masculino e o cronograma está sendo divulgado pela Prefeitura.
A campanha da secretaria de saúde este ano, com o tema “Homem: cuidar-se também faz parte!”, salienta que além da detecção precoce, também é importante a prevenção e os cuidados de saúde que todos devem ter rotineiramente. E com este enfoque, as unidades de saúde farão ações como acolhimento de casos suspeitos, palestras sobre o tema e sobre prevenção, além do agendamento de consultas médicas dos casos suspeitos, solicitação de exames específicos e encaminhamento aos especialistas quando necessário. Os casos mais graves terão prioridade. Sempre respeitando as regras de distanciamento social e o uso de máscaras e limpeza das mãos.
Cronograma da Secretaria de Saúde
Durante esta semana, de 22 a 26 de novembro, as unidades estarão promovendo ações, segundo o cronograma da secretaria de saúde : as unidades de ESF Piratininga (25), Esplanada (23), Planalto (até o dia 30), Ana Rosa (26), Novo Horizonte (23), Vila Marli (26), São Geraldo (22), Santa Tereza (23), Estoril (22), Água Quente (25), Marlene Miranda (30), Barreiro (22) e Continental (25).
Participam também os Pamos: Bosque da Saúde (25), Cidade Jardim (22), IAPI (23), Imaculada (25), Jardim Resende (22), Paduan (23 e 25), Quiririm (25), Registro (24), Santa Fé (25), São Pedro (25), Três Marias II (22) e Vila Velha (25), além da UBS Mourisco (25).
Em 2019 foram confirmados 24 casos novos casos de câncer de próstata em Taubaté. E em 2020 foram registrados 31 casos confirmados da doença. Com a pandemia da Covid-19, muitos homens deixaram de procurar os serviços de saúde e a estimativa é de que esse número possa aumentar nos próximos anos.
Apesar do mês da campanha ser novembro, todas as unidades de Atenção Básica estão sempre funcionando e aptas a colher as necessidades da população, segundo a secretaria de saúde. O importante é procurar os serviços quando necessário, tirar suas dúvidas e adquirir hábitos de vida saudável.
Secretaria de Saúde segue com a vacinação contra Covid
A secretaria de saúde de Taubaté segue com a Campanha de vacinação contra Covid-19, nesta terça-feira, dia 23 de novembro, com atendimento das 8h às 15h30.
Público:
2ª dose da Vacina CORONAVAC (Atentar ao agendamento da carteira de vacinação, o intervalo entre a 1ª e 2ª doses deve ser de 28 dias).
Apresentar: RG, CPF e comprovante da 1ª dose da vacina contra COVID-19, aplicada em Taubaté.
1ª e 2ª doses de CORONAVAC para Gestantes e Puérperas (com e sem comorbidades), acima de 18 anos de idade. Atentar ao agendamento da carteira de vacinação.
Apresentar:
Puérperas (até 45 dias após o parto): RG, CPF, comprovante de residência de Taubaté e a declaração do nascimento da criança.
Gestantes: RG, CPF, comprovante de residência de Taubaté e a carteira de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico.
Locais: Salas de vacina: PAMOS Baronesa e Bosque da Saúde e as ESF Ana Rosa, Vila Marli e Piratininga.
Público:
Dose ADICIONAL (3ª dose) para Trabalhadores da Saúde que tomaram a 2ª dose há pelo menos 05 meses segundo a secretaria de saúde. Apresentar: RG, CPF e comprovante da 2ª dose da vacina contra COVID-19 aplicada em Taubaté e comprovante de ser Trabalhador da Saúde conforme tabela do Anexo 2 do Documento Técnico Campanha de Vacinação contra a COVID-19 – 24ª Atualização – 30 de setembro de 2021) e Estudante da saúde apresentar Carteira de Comprovante de Estudante.
Dose ADICIONAL (3ª dose) para Pessoas com 18 anos e mais idade, que tomaram a 2ª dose há pelo menos 05 meses: apresentar RG, CPF e comprovante da 2ª dose da vacina contra COVID-19, aplicada em Taubaté.
Dose ADICIONAL (3ª dose) para Pessoas com alto grau de imunossupressão, acima de 18 anos de idade e, com pelo menos, 28 dias após a última dose do esquema vacinal (2º dose ou dose única, independentemente do imunizante aplicado). São consideradas pessoas com alto grau de imunossupressão indivíduos que possuem:
I – Imunodeficiência primária grave;
II – Quimioterapia para câncer;
III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
IV – Pessoas com HIV/Aids;
V – Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;
VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune *;
VII – Auto inflamatórias e doenças intestinais inflamatórias;
VIII – Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise) e
IX – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
* Drogas modificadoras de resposta imune consideradas para fim de elegibilidade a dose adicional da vacina para pessoas imunossuprimidas: Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6- mercaptopurina. Biológicos em geral (Infliximabe, Etanercept, Humira, Adalimumabe, Tocilizumabe, Canakinumabe, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacepte, Secukinumabe, Ustekinumabe) e Inibidores da JAK (Tofacitinibe, Baracitinibe e Upadacitinibe).
Apresentar: RG, CPF e comprovante da 2ª dose da vacina ou dose única contra COVID-19, aplicada em Taubaté e a cópia do documento médico que comprove o alto grau de imunossupressão.
2ª dose da Vacina PFIZER Atentar ao agendamento da sua carteira de vacinação de acordo com o Documento Técnico Campanha de Vacinação contra a COVID-19 – 25ª Atualização – 19 de outubro de 2021:
– Para o público de 12 a 17 anos de idade o intervalo entre a 1ª e 2ª doses deve ser de 8 semanas ou 56 dias
– Para o público de 18 anos e mais idade o intervalo entre a 1ª e 2ª doses deve ser de 3 semanas ou 21 dias
Apresentar: RG, CPF e comprovante da 1ª dose da vacina contra COVID-19, aplicada em Taubaté.
Locais: nas Salas de vacina das UBS Mais Aeroporto, Chácara Reunidas Brasil, Gurilândia, Mourisco e Três Marias I (Fazendinha). Além das ESF Continental e Esplanada e nos Pamos Cidade Jardim, Estiva, Jaraguá, Novo Horizonte, São João e São Pedro.
Público:
2ª dose da Vacina ASTRAZENECA (Atentar ao agendamento da carteira de vacinação, o intervalo entre as 1ª e 2ª doses deve ser de 8 semanas = 56 dias de acordo com o Documento Técnico Campanha de Vacinação contra a COVID-19 – 26ª Atualização – 26 de outubro de 2021).
Apresentar: RG, CPF e comprovante da 1ª dose da vacina contra COVID-19, aplicada em Taubaté.
A secretaria de saúde alerta para os locais: Salas de vacina das ESF Planalto, Santa Isabel, Vila São José e dos PAMOs Bonfim e São Carlos.