24/04/2024 12:11

Social: Taubaté intensifica ações na cidade. Feira noturna tem atrações artísticas

social

O social de Taubaté intensifica ações na cidade e a Feira Noturna apresenta atrações artísticas. A cidade arrecadou até o momento mais de 15 toneladas de alimentos por meio do Feirão do Automóvel Mesa Taubaté, que é realizado todos os domingos no Mercado Atacadista de Taubaté (MERCATAU). Todos os alimentos arrecadados foram repassados para o Fundo Social de Solidariedade (FUSSTA) e foram utilizados no preparo de mais de 138 mil sopas que foram distribuídas pelo Projeto “Mesa Taubaté”.

No mês de outubro o Feirão arrecadou 3.131,5 de alimentos, em setembro foram 2.891 kg de alimentos arrecadados, já no mês de agosto a arrecadação aumentou para 3.406 kg de alimentos, em julho o Fundo Social recebeu 2.854,5 kg de alimentos e no mês de junho 2.813,5 foram arrecadados. E no dia 30 de maio, data em que o projeto foi iniciado, 225 kg de alimentos foram recebidos.

social

Até o momento foram arrecadados 7.518 kg de arroz, 2.982 kg de feijão, 4.459,5 kg de macarrão e 352 kg de alimentos diversos, que foram arrecadados no início do Feirão. Os interessados em expor os veículos devem fazer a doação de arroz, feijão e macarrão, o que substitui a taxa cobrada para a exposição.

O Feirão repassa todos os alimentos arrecadados para a Cozinha Piloto da Prefeitura, onde são armazenados e preparados com o acompanhamento de uma nutricionista. Atualmente 1.200 unidades de sopas são distribuídas diariamente em seis bairros da cidade.

O Feirão do Automóvel Mesa Taubaté acontece todos os domingos, das 8h às 12h, no Mercatau, que fica na Rua Professora Escolástica Maria de Jesus, 100, Jardim Eulália.

Ação social “MESA TAUBATÉ”

Mais de 138 mil porções de sopas foram distribuídas pela Prefeitura de Taubaté, por meio do Projeto “Mesa Taubaté” nos seis bairros beneficiados pela ação. A iniciativa é uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade, a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social e lideranças comunitárias dos bairros atendidos.

Durante o mês de setembro o Projeto distribuiu 24 mil porções de sopas, em agosto foram 26.624 unidades, em julho 26.635 marmitex foram distribuídos, no mês de junho foram 24.526 porções entregues e no mês de maio os voluntários distribuíram 16.400 refeições. Neste mês de outubro a expectativa 20 mil unidades foram repassadas aos beneficiários, totalizando 138.585 marmitex entregues à população.

social

Profissionais da Prefeitura e voluntários estão envolvidos nesta ação para levar a sopa até as pessoas que necessitam desse auxílio. A sopa é preparada na Cozinha Piloto da Prefeitura e atualmente 1.200 unidades são distribuídas todos os dias nos bairros Cecap, Três Marias, Água Quente, Vila Aparecida, Chácara São Silvestre e São Gonçalo.

No preparo das sopas são utilizados os alimentos arrecadados no “Feirão Mesa Taubaté”, que já arrecadou mais de 15 toneladas de arroz, feijão e macarrão.

A iniciativa tem como objetivo alimentar, educar e gerar renda. Essa mobilização começou no dia 3 de maio, no bairro Cecap, durante o período de crise agravado pela pandemia.

Para contribuir com a geração de renda das famílias, no final de agosto foram iniciados os cursos de aprimoramento gastronômico em uma parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI). Os bairros Cecap, Vila Aparecida e São Gonçalo já receberam a unidade móvel do Sesi, onde foram ministradas as aulas.

social

FEIRA NOTURNA TEM APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA

A Prefeitura de Taubaté através da Secretaria de Serviços Públicos realiza todas as sextas-feiras das 16h às 20h no MERCATAU a ‘’Feira Noturna de Varejo’’ com a venda de legumes, frutas, hortaliças entre outros produtos e neste dia 05 de novembro trará uma apresentação artística para os frequentadores.

Iniciada no dia 1º de Outubro, a ”Feira Noturna de Varejo” possibilita que os permissionários cadastrados possam comercializar seus produtos também as sextas-feiras no Mercatau que fica localizado na Rua Profº, Rua Professor Escolástica Maria de Jesus, 100 no Jardim Eulalia.

Organizado pelos feirantes, neste dia 05 de novembro por volta das 18h às 19h30 acontecerá durante feira a apresentação artística ‘’Fuçabuca do Jeca’’ que traz música ao vivo e contação de causos, tudo de forma lúdica e performática e com muito humor pelo personagem tipicamente caipira.

Diversos segmentos retornam suas atividades de forma integral voltando a movimentar o consumo, a ”Feira Noturna de Varejo” é uma importante iniciativa da Prefeitura que visa contribuir com feirantes, agricultores e o comércio local para retomada econômica, além de atender a uma reivindicação antiga de vários comerciantes que há algum tempo tem solicitado ações para fomentar o comércio no Mercatau.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também