Taubaté X São José: Rivalidade histórica entre a Águia do Vale e o Burro da Central agita o futebol profissional da região
No próximo dia 21 de fevereiro, o E.C Taubaté e o São José E.C voltam a se enfrentar em uma disputa do Campeonato Paulista após 60 anos de seu primeiro confronto: foi em 1º de maio de 1964, Taubaté X São José se enfrentaram em uma partida que terminou empatada pelo placar de 1 a 1, essa foi a primeira de muitas disputadas entre as duas equipes e que fez nascer a rivalidade.
Aguardado com grande ansiedade pelos torcedores mais fanáticos dos dois clubes, o clássico entre Taubaté X São José, no Paulistão Série A2 de 2024, está marcado para o dia 21 de fevereiro, uma quarta-feira às 21 horas. Segundo tabela divulgada pela Federação Paulista de Futebol , o jogo será válido pela 10ª rodada, e o mando de campo será do Taubaté no Estádio do Joaquinzão.
Taubaté X São José não se enfrentam desde 2015, quando os rivais jogaram pela Série A3 do Paulistão daquele ano, com (mais um) empate por 1 a 1, coincidentemente a partida também aconteceu no Joaquinzão, que recebeu 2.674 torcedores pagantes.
Desde então, foram oito temporadas em que as equipes estiveram em divisões diferentes do Campeonato Paulista. Neste período também não houveram confrontos pela Copa Paulista, ou amistosos, apenas jogos em competições das categorias de base.
Invicto o São José Esporte Clube é o líder absoluto da Série A2 do Campeonato Paulista deste ano. Em oito jogos, a Águia do Vale soma seis vitórias e dois empates. Além disso, a equipe treinada por Ricardo Costa detém o melhor ataque da competição com 14 gols marcados e a melhor defesa com apenas três gols sofridos.
O meia João Gabriel é o artilheiro do time na temporada, com quatro gols marcados e é a principal arma ofensiva da equipe, que joga em um 4-3-3 muito ofensivo e sólido defensivamente.
A principal virtude do São José para esta temporada foi ter mantido a base do time que foi vice-campeão do Paulista A3 e da Copa Paulista em 2023. A manutenção do trabalho de Ricardo Costa foi outro fator importante para que a Águia do Vale se mantivesse jogando em alto nível.
Na última rodada da segunda divisão estadual, a equipe de São José dos Campos foi até Monte Azul Paulista e venceu a equipe da casa pelo placar de 2 x 0, somando sua segunda vitória consecutiva e abrindo três pontos de distância para o São Bento, vice-líder do campeonato.
Antes de se enfrentarem Taubaté e São José ainda tem dois compromissos importantes no próximo sábado dia 17. a Águia do Vale recebe o Comercial de Ribeirão Preto no estádio Martins Pereira, e o Taubaté viaja para Rio Claro onde enfrenta o time da casa.
No jogo em que buscava reabilitação pela perda da invencibilidade no Campeonato Paulista da Série A-2, o Burro da Central não aproveitou os bons momentos na partida e acabou amargando a primeira derrota em casa, para o Oeste de Barueri, por 2 a 1. O tropeço custou a terceira colocação na classificação.
Assim como na derrota da rodada anterior para o São Bento, em Sorocaba, por 1 a 0, o Taubaté voltou a levar um gol no começo e após cruzamento da direita.
Com as duas derrotas o Taubaté segue com 3 vitórias, 3 empates e duas derrotas e caiu para a sexta posição na tabela com o mesmo número de pontos do Noroeste, do Oeste e da Portuguesa Santista.
Taubaté X São José: Rivalidade entre torcidas gera provocações e vandalismo
Após a colagem de adesivos do São José EC no Joaquinzão, torcedores do Taubaté picham os muros do Martins Pereira; mas o CSI identificou os vândalos.
Após torcedores da Águia promoverem um “adesivaço” no estádio Joaquim de Morais Filho, o Joaquinzão, em Taubaté, os torcedores do Taubaté reagiram e picharam os muros do estádio Martins Pereira, na madrugada da última quarta-feira (7/02).
Porém imagens registradas pelo Centro de Segurança e Inteligência (CSI) de São José dos Campos mostrou os vândalos no estádio Martins Pereira, atualmente sob concessão à empresa Gros Participações Ltda., do Grupo Oscar, administradora do estádio, e que também administra o São José Futebol Clube.
As câmeras de segurança capturaram imagens dos vândalos pichando parte das instalações. Foram pichadas frases como “galinha maldita” e “eterno 1979”, este em alusão ao título do Campeonato Paulista da divisão intermediária (atual A-2) conquistado pelo Taubaté contra o São José.
As imagens já foram encaminhadas à Polícia Civil para auxiliar nas investigações. A pichação é considerada crime ambiental, conforme o artigo 65 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), estabelecendo pena de detenção de 03 meses a 01 ano, além de multa, para quem danificar edificações ou monumentos urbanos.
Com isso, sobe a temperatura entre as torcidas de Taubaté X São José para o jogo entre as duas equipes, marcado para 21 de fevereiro (quarta-feira), às 21h, no Joaquinzão, em Taubaté.
Segurança Pública
Aumenta o risco e a preocupação da Polícia Militar para um possível enfrentamento entre torcedores antes, durante e depois do clássico regional.
Já há movimentação nas redes sociais com ameaças, provocações e xingamentos de lado a lado, as torcidas uniformizadas são a principal preocupação do policiamento.
A Polícia Militar já estuda um esquema especial para evitar possíveis confrontos entre torcedores.
São José vence aproveita tropeço do São Bento e aumenta vantagem na liderança