13/04/2024 13:52

Técnicos da Finlândia visitam escolas municipais de Jacareí

escolas

Técnicos da Finlândia, do sistema Eduten Playground, visitam escolas municipais de Jacareí, especificamente as EMEFs Silvio Silveira (Jardim Santa Maria) e Cláudia Gaspar (Jardim Santa Marina), na quarta-feira (29).

O motivo da visita foi vivenciar o projeto “Matematicando Jacareí”, que chegou ao conhecimento dos organizadores do sistema finlandês, por meio das ações que vêm sendo realizadas no município. Os representantes da plataforma resolveram levantar indicadores no Brasil para aquele país europeu.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação de Jacareí, os técnicos do Eduten verificaram que as escolas Jacareí é forte em ações de matemática, e fizeram a proposta para que fosse realizado um ‘piloto’, de forma gratuita, com alunos dos terceiros e quartos anos da rede municipal.

Gamificada

O sistema Eduten é uma plataforma gamificada de matemática, em que o professor escolhe os exercícios, e os alunos que completam, ganham medalhas. Foi feita uma reunião com todos os professores e coordenadores para apresentação do projeto, sendo uma turma por unidade escolar do ensino fundamental. Teve, ainda, a formação com 27 professores inscritos, dos terceiros e quartos anos.

A plataforma Eduten tem parceria com a Universidade de Turku, na Finlândia, que é uma instituição reconhecida mundialmente. A Eduten utiliza a plataforma na nuvem, fornecendo serviço e gerenciando a estrutura das escolas. O Playground Eduten vem com uma biblioteca pronta de exercícios semanais de matemática, que inclui mais de 17.000 exercícios gamificados, para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, com mais de 200 mil tarefas.

“A equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação encaminhou nosso currículo de matemática das séries estabelecidas no programa. Seremos co-criadores das atividades que serão ofertadas aos nossos alunos das escolas, além dos exercícios já existentes na biblioteca da plataforma. Assim, estamos trazendo sempre o que há de melhor pela qualidade da educação em Jacareí”, destaca a secretária municipal de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino.

Participa Jacareí

Duas solicitações feitas nas 19 audiências públicas do ‘Participa Jacareí’ já começaram a ser atendidas pela Prefeitura. Uma das reivindicações foi a implantação de brinquedos inclusivos nos parques das unidades escolares municipais. A Secretaria Municipal de Educação já está fazendo uma ata de registro de preços para aquisição destes equipamentos.

Já na Saúde, atendendo à solicitação de mais de uma década, os pedidos de construção e ampliação de postos de saúde na região do Jardim Flórida e Nova Esperança serão contemplados no Plano Plurianual 2022-2025 e irão para votação na Câmara Municipal de Jacareí.

O ‘Participa Jacareí’ teve uma programação realizada entre o fim do mês de agosto (com a audiência realizada no Jardim Santa Maria) e o fim de setembro (com os encontros no Rio Comprido e Jardim Primavera), com o objetivo de discutir o futuro da cidade e a elaboração da LOA (Lei Orçamentária Anual), além do Plano Plurianual 2022-2025. Esta edição do Participa Jacareí envolveu mais de 100 bairros, com a presença de aproximadamente duas mil pessoas, com 200 pedidos registrados nas mais diversas áreas, como zeladoria, segurança, mobilidade urbana e implantação de espaços públicos.

Participação Efetiva nas Escolas

“A equipe do ‘Participa Jacareí’ da prefeitura ficou satisfeita com a participação dos jacareienses na elaboração do Plano Plurianual, que irá guiar os investimentos do município nos próximos quatro anos. Uma cidade mais justa tem que ser construída por todos”, destacou o secretário de Governo e Planejamento de Jacareí, Celso Florêncio.

Todas as sugestões da população servirão para o planejamento das ações do município já para o próximo ano. O projeto de lei foi enviado para a Câmara Municipal nesta quinta-feira (30) e deverá ser votado pelo Legislativo ainda este ano.

Setor de Serviços

O setor que mais se destacou em agosto deste ano foi o de serviços, com 457 vagas, seguido pela indústria, com 158, comércio, 145, construção, 23, e o setor da agropecuária, com 21 novos postos de trabalho.

Social

https://www.transitoaberto.com.br/sao-jose-dos-campos-vira-referencia-em-m/

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também