Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 22/11/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

22/11/2024 07:11

VÍDEO: Nossa equipe testou o carro elétrico da BYD

Nosso editor chefe, Clemente Lemes, foi testar o carro elétrico da empresa chinesa BYD, que iniciou a pré-venda do BYD Dolphin na China, e já confirmou que irá começar a vender carros elétricos no Brasil.

A montadora chinesa, que está presente no Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes, realizado de 23 a 25/09 em São Paulo, no Pacaembu, disse ao Motor1/InsideEVs que finalmente passará a comercializar veículos de passeio zero emissões no país.

Antecipado pelo conceito EA1, trata-se de um hatchback construído na nova plataforma elétrica da marca chinesa e que estará disponível no mercado local em quatro versões com preços entre 96.800 e 124.900 yuans (R$ 78.400 a 101.000), já considerados os subsídios estatais.

O carro elétrico Dolphin (golfinho) também é o primeiro modelo da chamada “Ocean Family” e o primeiro carro a usar o novo logo da BYD e a e-platform 3.0 da empresa. Essa nova linha se concentrará na produção de veículos totalmente elétricos no futuro, abrangendo uma variedade de segmentos e estilos de carrocerias, lançando modelos que serão batizados como Gaivotas, Focas e Leões-marinhos.

Clemente fez um test drive do carro elétrico BYD Dolphin, acompanhado de Adriano Cabul, diretor comercial da BYD, e ainda testou o carregamento, apresentando as vantagens do carro elétrico em relação aos carros de motor a combustão.

Assista abaixo o vídeo do teste completo e saiba um pouco mais sobre o carro elétrico

Segundo a montadora, o Dolphin é um compacto que oferecerá aos seus compradores um bom pacote “verde” e um excelente powertrain para a cidade. Ele será fabricado em quatro versões, que podem ir de 301 a 405 km de autonomia, e motores sempre variando entre o de 95cv de potência e 18,3 kgf/m de toque e o de 177cv e 29,5 kgf/m, suficientes para a proposta do veículo.

Suas medidas são de 4,15m de comprimento, 1,77m de largura e 1,57m de altura, com destaque para o excelente espaço entre-eixos de 2,70m, comparável com de sedãs médios. Com esses números, o hatch compacto chinês se coloca como uma boa opção no mercado, batendo de frente com o já citado Renault Zoe e o ID.3, da Volkswagen, dois dos modelos mais vendidos da Europa.

O Dolphin é o primeiro fruto da e-platform 3.0, que será exclusiva de carros elétricos e será a base para o que a empresa chama de “Ocean Family”. Em outras palavras, outros modelos serão desenvolvidos sobre ela e terão inúmeros avanços tecnológicos e com foco claro em um público mais jovem. A ideia é diferenciar a proposta de outras linhas da montadora, como a “Dragon Face”, que tem como objetivo conquistar um mercado mais premium e esportivo.

Essa plataforma, aliás, vai permitir que, no futuro, os carros da BYD possam alcançar números impressionantes de autonomia, extraindo o máximo de capacidade das baterias de fosfato de ferro e lítio. A expectativa é de que, futuramente, elas forneçam alcance de mil quilômetros aos automóveis da marca.

Mais detalhes sobre equipamentos e tecnologias embarcadas no automóvel serão reveladas pela BYD em breve.

Preço e disponibilidade do carro elétrico da BYD

A BYD informa que o Dolphin pode ser adquirido na China com preços que vão de R$ 78.400 a R$ 101.000 a partir de setembro.

Segundo a montadora, é possível que ele também seja vendido na Europa, onde vai concorrer com os já citados Zoe e ID.3. Não há previsão de que a empresa traga esse modelo ao Brasil, que hoje conta apenas com o furgão elétrico eT3.

Eve Urban Air Mobility, empresa da Embraer com sede em São José dos Campos, começa a testar nesta segunda-feira (8) uma rota para um futuro veículo apelidado de “carro voador elétrico“. A cidade escolhida foi Rio de Janeiro, uma das regiões que mais sofrem com congestionamentos no país.

O objetivo é experimentar como chegar até o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), não mais pelas ruas, mas pelo ar. O simulado de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) será feito no trecho entre a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, e a Zona Norte, onde fica o aeroporto.

Veja também