24/04/2024 12:34

Manutenção de Jacareí avança em obras pela cidade

manutenção

Jacareí avança em obras de manutenção da cidade. Iniciado em meados de abril e completando seis meses de execução na cidade, a capina elétrica de manutenção tem trazido resultados efetivos no combate às ervas daninhas. De acordo com balanço divulgado pela Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana e manutenção, 55 bairros de todas as regiões da cidade já receberam o serviço que controla as plantas invasoras sem usar herbicidas, apresentando efeitos que duram quatro vezes mais que a capina tradicional.

O resultado é obtido a partir da eletrocussão de plantas. Uma corrente elétrica é aplicada, eliminando o mato pela raiz, evitando a contaminação e erosão do solo, interrompendo o ciclo natural. Em oito dias, o mato está totalmente seco e é removido pela equipe contratada pela prefeitura, que faz tanto o trabalho de aplicação quanto de remoção das ervas daninhas.

A secretária de Meio Ambiente e Zeladoria de , Claude Mary de Moura, comenta a dinâmica da capina na cidade: “Temos cinco equipes fazendo a capina tradicional e mais a equipe que executa de forma elétrica. O atendimento está mais ágil, com acabamento bem feito e Jacareí fica cada vez mais bonita”, disse.

manutenção

Tecnologia Limpa

O serviço de manutenção e capina elétrica usa um método totalmente eficaz, responsável e sustentável, pois não é poluente. Atua com descargas elétricas controladas, de alta tensão, para eliminar raízes e os brotos mais profundos, que geralmente não são atingidos pelos herbicidas comuns, e se proliferam, causando mato alto em curto espaço de tempo.

Nos próximos dias, a Prefeitura de Jacareí completará uma importante etapa de manutenção das obras do anel viário. Será concluída a avenida marginal, que faz a ligação entre o Parque Meia Lua e a avenida Malek Assad. Toda esta região contará com mais uma opção de acesso, com infraestrutura completa, sem depender da Rodovia Presidente Dutra.

Já foram realizadas as obras de drenagem, manutenção e de geotecnia em toda a nova avenida, para garantir qualidade e durabilidade da pista implantada no local, que possui o solo mole. “Foi um grande desafio garantir a estabilidade da via, que contou com soluções técnicas de engenharia”, explicou o secretário de Governo e Planejamento de Jacareí, Celso Florêncio.

No momento, o trecho está recebendo asfalto do tipo “borracha”, constituído por cerca de 15% de pneu reciclado, o que contribui exponencialmente com o meio ambiente. No trecho de continuação da avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino, as obras de terraplanagem e drenagem foram concluídas até o local próximo à região da Secretaria de Infraestrutura.

Está sendo implantada, também, uma rotatória que irá comportar todo o tráfego esperado no entroncamento com a avenida Getúlio Vargas, que já conta com guias, sarjetas e base para pavimentação no sentido bairro-centro. As autorizações ambientais foram obtidas junto aos órgãos competentes antes do início das obras, e a prefeitura já realizou quase que totalmente o plantio compensatório pela intervenção viária.

PRODUS

A empresa responsável pelas obras, contratada em 2019 pela Prefeitura de Jacareí, é a Land Vale Construções Ltda., para a elaboração e revisão do projeto executivo, licenciamento junto aos órgãos competentes e implantação de novo sistema viário, além do fornecimento de material, mão de obra e equipamentos.

Estas obras fazem parte do Programa de Desenvolvimento Urbano e Social de Jacareí (PRODUS), financiado com recursos do contrato de empréstimo firmado entre o município e o CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina).

Reforma de jazigos

O feriado do dia de Finados, em 2 de novembro, está se aproximando. Época que muita gente tem o costume de realizar limpeza e reformas nos jazigos de seus entes queridos. Para tanto, a Secretaria de Administração e Recursos Humanos de Jacareí alerta que o prazo de realização desses serviços é até 25 de outubro.

Dias antes do feriado, este tipo de obra não será autorizado nos dois cemitérios municipais, com o objetivo de evitar transtornos ao público que costuma ir aos locais neste período, para fazer homenagens aos falecidos.

Jacareí tem dois cemitérios municipais: Campo da Saudade, no bairro Avareí, e Jardim da Paz, no Parque Santo Antônio. Ambos ficam abertos diariamente, das 7h30 às 17h.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também