A Prefeitura de São José dos Campos em parceria com grupo Urban95, realizou um workshop sobre a primeira infância no Parque Tecnológico nesta quarta-feira (15). O evento contou com a participação de 400 pessoas, que prestigiaram as apresentações com foco em urbanismo e atenção à primeira infância, demonstrando como a cidade pode ser agradável para crianças de 0 a 6 anos de idade e para seus cuidadores. Adotando as medidas representadas, São José pode se tornar cidade modelo em atenção à primeira infância na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte eVer post Serra da Mantiqueira).
Os serviços, programas, ações e cuidados com a primeira infância, foram apresentados por Sam Sternim, cientista social formado pela Universidade de Harvard, e por Claudia Vidigal, representante no Brasil da fundação. Segundo Sam, em São José já existem alguns programas que atendem ao bem-estar das crianças pequenas. Porém, ele garante que a parceria com a Urban95 trará bons frutos, capazes de melhorar ainda mais a qualidade de vida dos pequeninos.
”O período de 0 a 3 anos é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Em cada minuto desta fase da vida, são formados um milhão de neurônios. Sabemos que alguns comportamentos e cuidados são fundamentais e cruciais para fomentar estes desenvolvimento. São eles carinho, amor, saúde, nutrição, interação e brincadeiras com outras crianças para desenvolver o convívio social. Temos que fomentar estes bons comportamentos para que estas crianças tenham um bom começo de vida. Uma cidade boa para crianças de 0 a 6 anos é uma cidade boa para todos os seus moradores.” Contou Sam, à entrevista realizada pela Prefeitura Municipal.
Claudia Vidigal, representante da Fundação Bernard Van Leer, destaca o por que o município de São José dos Campos foi escolhido para entrar no projeto. ”Alguns fatores foram preponderantes. Primeiro, uma liderança comprometida em ampliar os serviços oferecidos com foco na primeira infância. O segundo ponto é a importância de São José para toda a Região Metropolitana do Vale do Paraíba, sendo referência para as outras cidades. As oportunidades e articulações representam uma maior escala com o potencial multiplicador que São José tem. E ainda tem a capacidade técnica das equipes da Prefeitura para absorver e implantar o que trazemos para melhorar ainda mais os serviços prestados aos munícipes.” declarou Claudia.
Primeira Infância em pauta, conheça um pouco mais do grupo Urban95
Com foco em promover melhorias para a qualidade de vida das crianças, o grupo Urban95 quer enxergar o mundo com a visão daqueles que tem até 95 centímetros de altura. Por isso, realiza diversos estudos e apresentações de projetos com o intuito de beneficiar os pequeninos por meio do planejamento urbano eficiente e acolhedor. O grupo está presente em vários países do mundo como Israel, Peru, Turquia, Holanda, Jordânia e Índia e por fim, o Brasil.
O projeto apoia os municípios na elaboração de diagnósticos locais sobre a experiência e o acesso do público infantil e seus cuidadores aos espaços urbanos, disponibilizando dados para embasar a construção de políticas públicas mais assertivas para a primeira infância e alinhadas a outras agendas estratégicas locais.
O projeto internacional está presente em 24 municípios do país, contando com a recém incorporação de São José dos Campos neste rol. Outras importantes cidades do Brasil também fazem parte da iniciativa como Campinas (SP), Fortaleza (CE), Niterói (RJ), Pelotas (RS), Recife (PE) e São Paulo (SP). Apesar de já fazer parte do projeto, SJC ainda está na fase de integração.
As palestras realizadas em São José dos Campos, no dia 15 de dezembro, podem ser assistidas no site da Prefeitura Municipal.
Assista abaixo o vídeo sobre a Urban95 SJC
Programas voltados à atenção da primeira infância em São José
Além da parceria com a Urban95, São José já conta com diversos programas de assistência aos pequeninos.
Na Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, são executados programas como o Criança Feliz e o Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil).
De iniciativa federal, vinculada ao Ministério da Cidadania, Criança Feliz foi implantado em São José em 2020 e já acompanha 1.089 crianças, de 0 a 3 anos, e suas famílias e cuidadores.
Além dos 40 visitadores, a equipe responsável pela coordenação no município conta com pedagogos, assistente social e psicólogos.
O objetivo é promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância, ampliando e fortalecendo as ações de políticas públicas voltadas para as crianças e suas famílias.
Criado pelo governo federal, o Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) é uma iniciativa que visa proteger crianças e adolescentes contra qualquer forma de trabalho, garantindo que frequentem a escola e atividades socioeducativas.
Em São José, as ações foram intensificadas a partir de 2017, contemplando as crianças e suas respectivas famílias. Em 2020, foram implementadas as rondas Peti, dobrando a abrangência do programa no município.
Em parceria com órgãos de defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente, a Prefeitura realiza constantemente ações estratégicas por meio de projetos, programas e serviços.
Entre estas ações, estão a inclusão ou reinserção em atividades escolares, de cultura, lazer e esporte; inclusão em serviços de convivência e fortalecimento de vínculos; trabalho protegido (aprendiz) e atividades para as as famílias.
Também há inclusão em programas sociais de transferência de renda, qualificação profissional e atendimento ou acompanhamento social das famílias nos Cras e nos Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).